Ana do Vale Lázaro é a vencedora da 12.ª edição Prémio Literário Maria Rosa Colaço, dedicada à literatura infantil, com o original Pescadores de nuvens. O galardão foi atribuído esta quinta-feira, 23 de novembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda.
Em 2017 integraram a competição 147 obras originais avaliadas por José Correia Tavares em representação da Associação Portuguesa de Escritores, José Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Almada, e Rita Pimenta, em representação da Seção Portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens – IBBY (Internacional Board for Young People).
A autora premiada recebeu um prémio no valor de cinco mil euros.
Sobre a obra distinguida
Pescadores de nuvens é uma história comovente sobre a relação de um rapaz com o seu avô. Para o menino, a casa do avô «era o local mais incrível que conhecia, e talvez por isso não passasse um fim-de-semana em que não pegasse na sua bicicleta para subir a encosta até ao topo da montanha».
Juntos, costumavam lançar um papagaio de papel, feito pelas mãos mágicas do avô. Um papagaio que servia para ir à pesca… de nuvens, que guardavam em pequenos pedaços dentro de um frasquinho.
O avô, sábio, vai preparando o rapaz para o seu desaparecimento. Até que a morte chega, embora nunca seja nomeada. Ficam então as memórias, as aprendizagens e as emoções de uma relação honesta e feliz. E a vontade de olhar para o céu.
Sobre a autora
Ana Lázaro nasceu em 1982 e é licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e formada pela ACT – Escola de Atores de Teatro e Cinema. Trabalha como atriz em teatro e televisão, acumulando ainda experiência enquanto dramaturga, encenadora e criadora de diversos projetos.
Fundou o núcleo artístico 'Dobrar', cujo espetáculo de estreia, Por um Dia Claro (teatro), da sua autoria, lhe valeu a Bolsa de Apoio Novos Encenadores da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2013, foi distinguida com o Prémio Literário Internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation/IEMED, Barcelona, e em 2014 venceu o Prémio FNAC Novos Talentos da Literatura.
Autora do livro Infantil O Estranho Apetite de Belemundo, editado em 2016 pela Porto Editora, Ana Lázaro desenvolve oficinas dedicadas a crianças e educadores.
Prémio Literário Maria Rosa Colaço
Organizado pela Câmara Municipal de Almada, desde 2005, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço pretende homenagear a ilustre escritora e incentivar a criatividade literária de autores portugueses, nos domínios da literatura infantil e juvenil.
Fonte: CM Almada