Em Novembro de 2017 tem início a primeira edição do “100% Sabor”, o primeiro selo alimentar português, onde – através de provas cegas – o consumidor vai eleger os melhores sabores em Portugal, desde os mais conhecidos produtos de marcas multinacionais até às mais diversas iguarias regionais.
Os Portugueses cultivam o “ritual” de reunir à mesa, seja com amigos ou família, este hábito faz com que, culturalmente, sejamos muito exigentes na hora de escolher as marcas preferidas. De facto, 92% dos consumidores[1] nacionais afirma que o sabor é um dos principais fatores de decisão no momento da escolha de um produto.
É com estes fatores em mente, que em Novembro de 2017 se lança o projeto 100% Sabor, um selo nacional, criado a pensar nos consumidores portugueses para premiar sabores de excelência. Não só os sabores mais conhecidos, das grandes marcas, mas também as iguarias de produtores regionais e levá-los à mesa de todos os portugueses.
Lúcia Dias, criadora do projeto, explica que “uma das nossas ambições com o projeto é chegar aos produtores regionais. Sabemos que temos produtores de elevada qualidade, mas que pelas suas estruturas mais pequenas, não conseguem chegar ao grande público, um dos nossos intuitos é descobrir e revelar estes “tesouros” regionais, pô-los à prova e dar-lhes o devido destaque”.
O júri 100% Sabor será o próprio consumidor que, através de provas cegas, testará produtos, sem qualquer identificação de marca, para que o veredicto final seja o mais imparcial possível, tendo por base a experiência gustativa.
Os produtos que receberem a melhor classificação (num patamar mínimo de 7 valores em 10) ganharão o selo 100% Sabor, que poderão utilizar nos seus rótulos até à edição seguinte, dando ao consumidor a referência de qualidade e aprovação dos seus pares.
100% Sabor é o primeiro selo nacional de certificação alimentar e visa dar a palavra ao consumidor para premiar os sabores de excelência em Portugal.
[1] De acordo com estudo online realizado pela PAC Marketing Solutions de 17 a 28 de Julho, num universo de 110 questionários, cuja amostra de respondentes procurou espelhar o perfil do consumidor médio nacional, com intervalo de confiança de 95%.
Fonte: pcarvalho comunicação