Seixal
Revolução de Outubro celebrada com cinema de Eisenstein
A Câmara Municipal do Seixal assinala as comemorações do 100.º aniversário da Revolução de Outubro com a exibição de duas obras mestras do cinema universal realizadas pelo cineasta soviético Sergei M. Eisenstein. As obras serão acompanhadas por música ao vivo composta por Arsénio Martins.
«O Couraçado Potemkin» é uma obra de 1925, pensada para assinalar os 20 anos sobre a Revolução de 1905, movimento espontâneo, considerado como o marco inicial das mudanças sociais que deram origem à Revolução de Outubro de 1917. O episódio do motim a bordo do couraçado ocupava apenas meia página do roteiro original, mas Eisenstein interessou-se de tal modo que fez dele o tema central do filme. Apesar de constituir apenas um dos muitos episódios da revolta, a mestria de Eisenstein permite que o motim a represente por inteiro, sendo uma imagem forte e celebrada da Revolução de 1905. A sessão tem acompanhamento musical por Arsénio Martins, ao piano, e Elmano Caeiro, no contrabaixo.
Apenas três anos depois, Eisenstein concluiu «Outubro», que será apresentado no Seixal com acompanhamento musical de Arsénio Martins, ao piano, e Paulo Lopes , no saxofone tenor, soprano e flauta. O filme foi feito para comemorar dez anos decorridos sobre a Revolução de 1917 e conta a história do último ano antes da revolução e os seus principais acontecimentos. A obra enfatiza o coletivo enquanto protagonista e oscila entre a experimentação formal e a ideologia, tendo sido realizada num período político incerto e conturbado, facto que acabou por ditar alguns condicionalismos à sua realização.
O Couraçado Potemkin
Comemorações do 100.º aniversário da Revolução de Outubro
13 out. sexta-feira, 21.30 horas
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
De: Sergei M. Eisenstein, União Soviética (1925)
Acompanhamento musical: Arsénio Martins (piano e composição) e Elmano Caleiro (contrabaixo)
M/ 12 anos. Entrada livre
Outubro
Comemorações do 100.º aniversário da Revolução de Outubro
14 out. sábado, 21.30 horas
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
De: Sergei M. Eisenstein, União Soviética (1928)
Acompanhamento musical: Arsénio Martins (piano e composição) e Paulo Lopes (saxofone tenor, soprano e flauta)
M/ 12 anos. Entrada livre
Fonte: Câmara Municipal do Seixal