CTJA inicia comemorações com Corvo
“O Corvo” é o primeiro de vários espetáculos que terão lugar no âmbito das comemorações dos 60 anos da abertura do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida (CTJA) de 20 de outubro a 10 de novembro. Da ópera de câmara ao teatro ligeiro passando pelo trabalho com a comunidade e uma residência artística, são muitas as surpresas reservadas.
A Inestética Companhia Teatral apresenta “O Corvo” um espetáculo que terá lugar esta sexta-feira (20 de outubro), pelas 21h30, com entrada livre.
Através de uma notável arquitetura poética, que se assemelha a uma composição musical, Edgar Allan Poe criou um universo sombrio, onde um homem enfrenta a perda, o medo, a solidão e o vazio.
O carácter dramático e intrinsecamente musical do poema "The Raven", construído a partir de um raciocínio profundamente matemático e traduzido de forma exemplar por Fernando Pessoa, serviu de inspiração e base estrutural para a composição desta ópera de câmara, que explora a forte dimensão visual e sonora de um dos mais extraordinários textos de Allan Poe.
O espaço cénico é habitado pelo protagonista (interpretado pelo barítono Rui Baeta), três músicos que formam uma pequena orquestra sombria e uma bailarina (Yara Cléo), cuja presença ambígua simboliza a figura da mulher morta, a devastação interior e a própria morte.
20 de Outubro // Sexta-feira // Ópera de Câmara // M/6 // 21h30 // Entrada Livre
Fonte: Câmara Municipal do Montijo