A barreirense Sílvia Coelho num trabalho em conjunto com o lisboeta Paulo Raposo depois de seleccionados apresentam na 15ª edição do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema, uma curta metragem, “Medronho Todos os Dias / Unedo Omnes Dies”.
O filme será exibido dia 24 de Outubro, pelas 16h15, no cinema São Jorge na secção competitiva Verdes Anos.
O site da organização informa que: “Este filme acompanha destiladores de Monchique que revelam os saberes ancestrais da colheita e destilação da aguardente de medronho. Mais do que o processo e o resultado, é uma meditação sobre a duração e o tempo particulares da serra. Passa com: Casa na Serra | Caderno de Viagem“.
Em declarações ao DistritOnline, Sílvia Coelho disse: “Sempre fui admiradora do Doc Lisboa, inclusive em 2008 já tinha sido voluntária, este ano houve a oportunidade de apresentar esta curta metragem sobre o medronho, que me é tão familiar, pois o meu trisavô era fabricante deste líquido no Algarve.
Pretendemos ainda dar a conhecer este nosso trabalho no Cine Clube do Barreiro como em outras salas informais tanto em Portugal como no estrangeiro.
Adiantou ainda que: “É um documentário de 53 minutos que também tem como objectivo a preservação da serra e das suas tradições”.
O Doc Lisboa decorre de 19 a 29 de Outubro e sua programação completa pode ser vista em: http://www.doclisboa.org/2017/
CLÁUDIO ANAIA
www.relances.blogspot.com