C Cultura

"A PIDE em Pinhal Novo - Para que a memória não esmoreça" | Lançamento de livro e inauguração de exposição - 4 de novembro

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 5 de novembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela, o lançamento do livro “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça”, da autoria de José António Cabrita (Coleção Estudos Locais – Câmara Municipal de Palmela). Na ocasião, será, também, inaugurada no Foyer do Auditório, uma exposição com o mesmo nome.

Este trabalho de parceria entre o Município e José António Cabrita constitui uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos horrores da ditadura fascista. É objetivo da autarquia dar continuidade ao estudo e divulgação do que foi o empenho, a dedicação e a abnegação de quem lutou e sofreu, em nome da justiça e dos direitos sociais e políticos e da melhoria das condições de vida.

José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado, também, à investigação de diversos temas, entre os quais, a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo. O livro sobre a ação da PIDE explora o arquivo documental da Polícia política e dá voz a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos.

A exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça” estará patente ao público até 30 de novembro.

A PIDE em Pinhal Novo

Fonte: Câmara Municipal de Palmela

blog comments powered by DISQUS back to top

Email:

geral@www.distritonline.pt / publicidade@www.distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom

Social Link