Tendo em vista otimizar a resposta à pandemia do novo Coronavírus no conjunto dos 18 municípios da região metropolitana de Lisboa, que são responsáveis, no conjunto, por 2,7 milhões de portugueses, entrou hoje em pleno funcionamento a Plataforma de Gestão Integrada, um canal que fomenta a partilha de meios e recursos disponíveis em cada um destes municípios.
Nesta rede, que funciona como um “mercado”, cada município informa os restantes sobre quais são os seus excedentes, de forma a suprir eventuais necessidades manifestadas por outros municípios em equipamentos de proteção e de saúde.
Se uma autarquia não encontrar nesta plataforma os serviços, produtos e equipamentos de que necessita, como, por exemplo, máscaras de proteção, luvas, gel desinfetante ou material médico, poderá criar uma necessidade, para que as outras autarquias a possam ajudar na sua resolução.
Cada um dos municípios disponibiliza, igualmente, a referência da empresa onde fez as suas aquisições, para que os restantes municípios, em caso de necessidade, possam contactar, diretamente, com esses fornecedores.
Desta forma, todos os municípios partilharão as suas disponibilidades e necessidades, com origem em recursos próprios, em instituições ou em empresas, que todos os dias, de forma voluntária, se têm disposto a colaborar.
Este canal também incentiva cada município a partilhar as medidas e iniciativas concretizadas no seu território, para que os restantes possam avaliar a sua eventual implementação.
Com esta Plataforma de Gestão Integrada, a Área Metropolitana de Lisboa pretende, não só fomentar a cooperação entre as 18 autarquias, mas, sobretudo, garantir que quem luta diariamente pelo nosso bem estar, possa continuar a fazê-lo com as melhores condições possíveis, independentemente do território onde opera.
Da nossa uniao, a força de todos.
Ver vídeo sobre a Plataforma de Gestão Integrada aqui:
Mais informações em www.aml.pt Lisboa, 4 de abril de 2020
fonte:AML