O Dar de Volta continua a promover a partilha e a rentabilização dos manuais escolares, com os mesmos objetivos: facilitar a disponibilização e o acesso a recursos documentais para o ensino das crianças e jovens, melhorar os rendimentos familiares, afirmar perspetivas ecológicas, promover atitudes de cooperação e solidariedade entre as pessoas e evitar o desperdício.

Em 2015, a Biblioteca Municipal do Seixal recebeu 10 780 livros e entregou, mediante solicitação, 9309 manuais escolares.

O projeto
O projeto Dar de Volta pretende proporcionar aos munícipes a reutilização de manuais escolares que já não são necessários e que podem ser reaproveitados, apoiando a comunidade e rentabilizando não só os rendimentos familiares, mas também o meio ambiente.

Desde 2005, a redistribuir manuais escolares!!
A ideia tem na sua génese conceitos como solidariedade e rentabilização de recursos, que a autarquia se propõe levar a cabo, em cooperação com as famílias e escolas do concelho.

Esta é uma rede social de partilha que permite facilitar a todos alguns dos meios essenciais ao processo individual de acesso às vantagens do ensino e da aprendizagem, valores fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e a afirmação social da democracia, aproveitar melhor os rendimentos familiares, por via de uma prática de racionalização e afirmar perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente e do combate ao desperdício.

A entrega
Tem lugar na Biblioteca Municipal do Seixal, nos Núcleos de Amora e Corroios e nos Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe.


Manuais escolares a partir de 2012
Os utentes podem entregar manuais escolares, exclusivamente a partir do ano de 2012, durante todo o ano.

A recolha
Apenas na Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas, sábado, das 15 às 20. Os utentes podem levantar os manuais escolares, exclusivamente a partir do ano de 2012, durante todo o ano. Entre os meses de julho e setembro, a recolha de manuais funciona sob sistema de senhas, localizado à entrada da Biblioteca, por se tratarem de meses de maior afluência. A entrega não necessita de senha. A Biblioteca Central encerra as valências no mês de agosto, ficando apenas em funcionamento o Dar de Volta, no horário indicado. O Núcleo de Amora encerra no mês de julho e o de Corroios em setembro.