Ângela Verde Costa tem 18 anos e é actualmente a Campeã Nacional de Juniores de Heptatlo (uma competição de atletismo composta por sete provas combinadas. Nos Jogos Olímpicos, é uma modalidade exclusivamente feminina. As provas que compõem o heptatlo são: corrida de 100m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200m, corrida de 800m.)
Mora no Barreiro e representa o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho da Baixa da Banheira.
Em declarações exclusivas ao Distritonline disse: “Desde pequena que pratico desporto, sempre fui uma criança muito enérgica e sempre adorei fazer corridas com os meus amigos. Nasci no Barreiro, mas em pequena fui viver com a minha mãe para o Algarve. Quando ainda lá estava, em 2010, a minha escola chamou-me a representá-la no Mega Sprinter e como eu fiquei em segundo fui chamada para representar a seleção algarvia na fase nacional dessa mesma prova, realizada em Setúbal. Eu fui e, apesar de a corrida não ter sido muito boa, vi o Nelson Évora, a Naide Gomes e o Francis Obikwelu sendo que até lhes pedi autógrafos. Lembro-me de ter sido um ambiente muito diferente do que estava habituada e fiquei fascinada. Quando vim para o Barreiro, nesse mesmo ano, implorei ao meu pai para entrar no atletismo e foi aí que tudo começou. Naquele fim-de-semana, no Mega Sprinter Nacional, eu soube que era este o desporto que queria praticar. Mais tarde, depois de andar já há um ano a treinar, e já federada, ganhei o Atleta Completo regional, prova composta por 5 disciplinas diferentes e "equivalente" a um heptatlo, mas para um escalão inferior, e fui chamada para representar a associação de Setúbal perante outras associações da zona sul do país. Obtive o segundo lugar e depois de tanto esforço misturado com todas as emoções fortes características destas mesmas competições, percebi que era isto que queria fazer. Tal como todos os atletas tive pedras no meu caminho, algumas maiores que outras, mas faço o que mais gosto e não há nada melhor. A minha grande motivação é sem dúvida a minha paixão pela modalidade, mas também pelos desafios.”
Quando questionada sobre o que representa ser campeã nacional respondeu: “Para mim ser campeã nacional foi não só concluir um objetivo, como também realizar um sonho. Um mês antes do campeonato nacional faleceu a minha avó paterna e isso afetou-me psicologicamente, mas nesse mesmo dia prometi que não me renderia e que iria lutar por uma medalha nacional por ela. Nos dois dias de competição só pensava em dar mais do que nunca o meu melhor porque tinha feito uma grande promessa e, ao terminar a última prova, olhei para o céu. Corri para os braços do meu pai e chorámos. Cumpri da melhor maneira o que prometi, dediquei-lhe o lugar mais alto do pódio. Foi muito sofrido, mas sem dúvida valeu a pena. Ser campeã nacional foi o ponto alto da minha época e um momento muito marcante.”
O DistritOnline teve oportunidade de assistir a parte do treino da jovem atleta que tem como treinador o seu pai. A cumplicidade é tão grande que Ângela afirma: “O meu pai tem um trabalho muito complicado porque para além de pai, ele também é meu treinador. Embora tenha tido outros treinadores, o meu pai sempre me acompanhou e, sempre que, por um ou outro motivo, esses treinadores tinham de deixar de me treinar, ele estava lá para me dar a mão. Tenho um pai muito presente e tenho mesmo muita sorte por isso, porque sem ele eu sei que não estaria onde estou hoje. Ele sabe que quero chegar muito longe na minha carreira desportiva e, por isso, dedica imenso dele a ajudar-me. Os nossos treinos, por exemplo, são exigentes, mas há sempre espaço para uma ou outra risada e, apesar de termos feitios muito parecidos e por vezes nos chatearmos, temos uma grande cumplicidade e amizade, é isso que nos torna uma dupla tão boa.”
Aqui deixamos o currículo da atleta:
2010/2011 (infantil) - Em representação do GDIB
- Jogos do Futuro - 3º lugar 60metros
2011/2012 (infantil) - Em representação do GDIB
- Atleta Completo Nacional (zona sul) - 2º lugar Pentatlo
2012/2013 (iniciada) - Em representação do GRQL
- Olímpico Jovem Nacional - 3º lugar Arremesso do Peso
- Olímpico Jovem Nacional - 3º lugar Estafeta
2013-2014 (iniciada) - Em representação do GRQL
- Olímpico Jovem Nacional - 2º lugar Lançamento do Dardo
- Olímpico Jovem Nacional - 2º lugar Arremesso do Peso
- Olímpico Jovem Nacional - 2º lugar Estafeta
2014-2015 (juvenil) - Em representação do GRQL
- Recorde Regional na prova de Estafetas
- Meeting Internacional de Lançamentos - 1º lugar Lançamento do Dardo
- Meeting Internacional de Lançamentos - 3º lugar Lançamento do Disco
- Taça Portugal Lançamentos Juvenis - 3º lugar lançamento do Disco
2015-2016 (juvenil) - Em representação do AAPL
- Olímpico Jovem Nacional - 3º lugar Estafeta
- Taça Portugal Lançamentos Juvenis - 3º lugar lançamento do Disco
2016-2017 (júnior) - Em representação do CDRR
- Campeonato Nacional de Juniores - 1º lugar Heptatlo
CLÁUDIO ANAIA