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Comunicado de Imprensa: Setúbal Ciclável 2017 - Proposta de Mobilidade Sustentável em bicicleta para a cidade de Setúbal

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O Setúbal de Bicicleta, projecto voluntário de cidadania, entregou, hoje, 30 de Outubro de 2017, o documento intitulado “Setúbal Ciclável 2017 - Proposta de Mobilidade Sustentável em bicicleta para a cidade de Setúbal”, à Câmara Municipal de Setúbal, Juntas de Freguesia do Concelho de Setúbal e Partidos Políticos que concorreram às eleições Autárquicas 2017, ao Município de Setúbal.
Este projecto, criado por setubalenses, dedica-se à promoção da mobilidade urbana em bicicleta e propõe mudar o paradigma de mobilidade no Conselho de Setúbal.


Deseja-se:
- Melhorar Setúbal como Cidade Ciclável, Cidade de Futuro;
- Aumentar a taxa modal de utilização da bicicleta nas deslocações urbanas, sensibilizando a população para este meio de transporte económico, eficiente, confortável, inclusivo, ecológico e promotor de uma vida activa e mais saudável, e de uma economia local mais dinâmica;
- Sensibilizar e motivar a participação conjunta dos órgãos municipais, do comércio e das empresas na construção de infra-estruturas de qualidade, e na promoção deste meio de transporte junto dos seus colaboradores e da população em geral.


A proposta consiste em três secções principais:
- Rede de Parqueamento para Bicicletas
- Descrição de obstáculos à mobilidade em bicicleta em Setúbal
- Parqueamentos de longa duração, em particular, para residentes – soluções inovadoras


O documento tem o apoio institucional e contributo de vários parceiros como a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a CiclAveiro, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e a K-Evolution.


Os esforços da Câmara Municipal de Setúbal na construção de infra-estruturas facilitadoras dos modos de mobilidade suave (a pé, bicicleta) são louváveis mas ainda muito aquém do compromisso necessário para promover uma mudança significativa de paradigma.

Falta uma noção de rede ciclável em malha fechada, parqueamento adequado, de qualidade e abundante, próximo e seguro; sinalização vertical e horizontal visíveis e apropriadas.

Não basta construir troços de ciclovia. À semelhança do automóvel, o cidadão utilizador de bicicleta precisa de locais seguros e próximos aos seus pontos de interesse (domicílio, escola, trabalho, serviços, restauração, comércio, lazer, …), onde deixar a sua bicicleta.

O Setúbal de Bicicleta propõe, neste documento, modelos de parqueamento (que poderão contribuir para a imagem de marca da cidade), e um mapa de parqueamento seguindo uma lógica dos principais pontos de interesse para o cidadão. Propõe-se cerca de 100 locais, distribuídos pelas freguesias União das Freguesias de Setúbal e São Sebastião.

O modelo (tipo Sheffield ou sua variante, em U invertido) e localizações propostos são suportados pelas melhores práticas nacionais e internacionais. O investimento, defendemos, é largamente inferior ao custo qualquer intervenção de reabilitação da via pública.

Esta é uma proposta para libertar progressiva e significativamente o espaço público em favor de todos. Segundo o diagnóstico da empresa TIS.PT, a propósito da proposta de projecto para o PAMUS (Plano de Acção de Mobilidade Sustentável), Setúbal padece gravemente de um excesso de carros. A área de 1 automóvel equivale à área ocupada por 10 bicicletas.

Acrescenta-se também uma secção fotográfica de inúmeros obstáculos à circulação em bicicleta: piso em condições precárias, acessibilidade reduzida a troços cicláveis geradores de conflito e de insegurança, sinalização inadequada ou insuficiente, ausência de vias segregadas numa rede em malha fechada.

Por último, desafia-se a Câmara Municipal de Setúbal e as Juntas de Freguesia a apostar no futuro sustentável do Concelho e destacar-se no panorama municipal português: parqueamento de longa duração para residentes. Facilitar a arrumação da bicicleta para promover o seu uso diário, na medida em que os edifícios não estão preparados para acolher este meio de transporte.

Importa ouvir previamente os munícipes e atender às suas necessidades e preocupações, em particular os utilizadores frequentes deste meio de transporte, bem como as associações/ movimentos promotores da utilização da bicicleta, bem antes de se concretizarem projectos de voluntarismo municipal. Estes representam oportunidades perdidas e desperdício de recursos públicos valiosos.

Numa realidade em que os poderes locais são claros promotores de mudança, desafia-se os responsáveis políticos a assumirem este compromisso pela mobilidade sustentável, pela qualidade de vida no concelho de Setúbal, pela alegria de aqui viver.

A aceitação pela Câmara Municipal de Setúbal e Juntas de Freguesia desta proposta de rede de parqueamento para bicicletas será um sinal convincente e convicto da aposta numa Cidade Ciclável, Cidade de Futuro! E motivará muitos mais setubalenses a pedalar pela cidade.

setubalbicicleta

Fonte: Setúbal de Bicicleta

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