A IV edição do DIA B recebeu mais de 100 projetos, das escolas e da comunidade. Prevista para 5 e 6 de junho, nas escolas e no espaço público, respetivamente, conta, já, com mais de 4000 inscritos. Os projetos estão, agora, em fase de análise e serão anunciados em breve.

Refira-se que o DIA B nas escolas terá lugar a 5 de junho com várias ações de pintura, limpeza e espaços verdes, com o objetivo de estimular o voluntariado, cidadania e responsabilidade pelo espaço comum, desde os mais novos, envolvendo os alunos, mas também os pais, encarregados de educação, professores e auxiliares.

As escolas participantes no dia 5 de junho são: JI nº 3 do Alto do Seixalinho; EB1 nº 3 do Barreiro; EB1/JI nº 5 do Barreiro; EB1 nº 6 do Barreiro; EB1 nº 8 do Barreiro / JI nº 1 Alto do Seixalinho; EB nº 9 do Barreiro / JI; EB 2/3 D. Luís Mendonça Furtado; EB1 Quinta Nova da Telha; Escola Secundária de Casquilhos; Escola Secundária Augusto Cabrita; EB 2/3 Padre Abílio Mendes; JI do Bairro 25 de Abril; EB1/JI Telha Nova 1; EB 2/3 Quinta da Lomba; JI nº 2 da Verderena; JI Fonte do Feto; EB1 Sto. António (Cidade Sol); EB1/JI Sto. António (Igreja); EB1/JI Vila Chã; EB1 Penalva; Escola 2/3 com Secundária Santo António; EB1 de Palhais; EB1 de Coina; CAIC; EB1/JI nº 1 do Lavradio; EB1 nº 2 do Lavradio; EB1 Fidalguinhos; EB 2+3 Álvaro Velho; Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

No dia 6 de junho, o projeto é voltado para a comunidade e divide-se em várias vertentes. É possível, desde já, adiantar que, além das inscrições e projetos do cidadão comum, participarão nas ações do Dia B: AAVAC – Associação de Amigos Veículos Antigos e Clássicos; AB-PMF – Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro; ACCB – Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro; Agrupamento de Escuteiros 74; Agrupamento de Escuteiros 690; Agrupamento de Escuteiros 1011; Agrupamento de Escuteiros 1180; AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária; Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública; Bombeiros Voluntários Sul e Sueste; CATICA – Centro Comunitário de Coina; Centro Cultural do Bairro da Liberdade; Clube de Fotógrafos do Barreiro; Clube Dramático Instrução e Recreio 31 Janeiro “Os Celtas”; Escola de Fuzileiros Navais; GASOLINE – Associação Cultural e Desportiva; Grupo Desportivo Fabril; Grupo Dramático Recreativo “Os Leças”; Grupo Recreativo União Penalvense; Marinha; Movimento Ferroviário; Nós – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente; Persona – Associação para a Promoção da Saúde Mental; Instituto dos Ferroviários; Os Reguilas; Xi-Coração; Refúgio dos Fidalguinhos; Voz do Operário; Escola Conde Ferreira – Centro de Produção e Participação Artística (Rumo, Hey Pachuco; OUT.RA).

A realização das anteriores edições do DIA B foi possível com a parceria e o apoio de várias entidades, na doação de materiais ou financiamento dos mesmos. Até agora, este ano, o DIA B conta já com 23 parceiros: A Loja da Flor; CP – Comboios de Portugal; Transportes de Lisboa – Transtejo; Sopsa; Stalba; Adhesive Design AKI; Clinibebé; Clube de Fotógrafos do Barreiro; Continente (Hipermercado Barreiro); Distritonline; Fisipe; Forum Barreiro; Macdonalds; Marcontin; Montana Lisboa; Nova AP; O Pial; Opticália Santa Maria; Península Digital; Sovena; TCB – Transportes Colectivos do Barreiro; Transportadora J.L. Monteiro Lda; Vivafit; Newchance – Compra e Venda de Artigos em Segunda Mão.

O “DIA B 2015 – Movimente Esta Ideia!”, recorde-se, foi um dos dez vencedores do Prémio “Todos Queremos Um Bairro Melhor” – promovido pela Revista “Visão” com a parceria da Comunidade EDP e o Alto Patrocínio da Presidência da República – obtendo um prémio no valor de 5000€, que contribui para a aquisição de materiais. O Dia B integrou um grupo restrito de dez projetos distinguidos, entre 324 candidaturas.

Este mega projeto de voluntariado urbano tem como missão dinamizar ações no espaço público através do envolvimento da população e de angariação de parcerias, contribuindo para o reforço da coesão sócio territorial do Concelho.

A Organização do evento está a cargo do Município do Barreiro, União das Freguesias (UF) Barreiro e Lavradio; UF Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, UF Palhais e Coina e Junta de Freguesia Santo António da Charneca.

Mais informações em http://diab.cm-barreiro.pt.

Partilhe esta notícia