As comemorações do Dia da Europa são assinaladas em Setúbal com uma exposição que reúne três dezenas de cartoons alusivos a diversas temáticas europeias, patente até dia 20 na Biblioteca Pública Municipal.

 

“Portugal e a Europa em Cartoons” é o título da mostra que está desde hoje em exposição no auditório da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, a qual pode ser visitada de forma gratuita.

 

Constituída por 28 desenhos, dispostos na parede em 14 quadros, a exposição alusiva ao Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, apresenta a visão particular e crítica de autores portugueses que, ao longo da última década, desenvolveram ilustrações sobre a União Europeia e a participação de Portugal na construção europeia.

 

Os desenhos ilustram temáticas como a política da emigração, em 2006, a constituição europeia, 2007, as eleições para o Parlamento Europeu e o Tratado de Lisboa, em 2009, a crise do euro, em 2010, e a questão do alargamento da União Europeia e da estabilidade do euro, em 2013.

 

Elaborados através do conceito do género cartoon e do traço próprio de cada autor, os desenhos foram criados pelos artistas António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Quadros Ferreira e publicados na imprensa e em edições digitais de jornais, como o Expresso e o Público, ao longo da última década.

 

A ideia original para a criação de “Portugal e a Europa em Cartoons” partiu do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, que incumbiu o Instituto de História Contemporânea de organizar uma exposição sobre a Europa com trabalhos de cartoonistas nacionais.

 

Os trabalhos originais foram expostos pela primeira vez em 2014, um ano antes do 30.º aniversário da assinatura da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia.

 

A mostra agora patente em Setúbal é visitável até dia 20, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00.

 

A iniciativa enquadra-se no espírito das comemorações locais do Dia da Europa, com a realização, anualmente, na Biblioteca Pública Municipal, de iniciativas que contribuam para o conhecimento da comunidade sobre a cultura de um ou mais países europeus, bem como das suas tradições e costumes.

 

No seguimento da exposição “Portugal e a Europa em Cartoons”, a Biblioteca Municipal de Setúbal disponibiliza, na mesma sala onde a mostra está patente, livros com conteúdos informativos e didáticos, de autores nacionais e estrangeiros, sobre a história da União Europeia até à atualidade. As obras podem ser consultadas gratuitamente.

 

O Dia da Europa, instituído numa cimeira de chefes de Estado e de Governo realizada em 1985, em Milão, Itália, evoca a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, de criação de uma comunidade internacional que preservasse a paz mundial, data considerada como o marco inicial da União Europeia.

 

Partilhe esta notícia