As comemorações do Dia do Porto de Sines, no dia 19 de junho, reuniram mais de 150 participantes da região e de diversas idades, que tiveram oportunidade de conhecer o quotidiano do porto através de visitas guiadas a várias áreas operacionais e de segurança do porto.
Após uma breve introdução onde o Presidente da APS, João Franco, deu a conhecer a evolução e as perspetivas do Porto de Sines para os próximos anos, os participantes foram guiados através do dia-a-dia do porto, visitando o Centro de Controlo de Tráfego e assistindo a demonstrações dos meios de combates a incidentes. O programa contou também com uma visita guiada aos terminais portuários e um passeio marítimo pela baía de Sines, que fez as delícias dos participantes, onde puderam assistir a uma demonstração dos meios marítimos das empresas de reboque e dos meios rápidos de salvamento e fiscalização das autoridades.
Os visitantes tiveram ainda oportunidade de visitar a nova nave logística da ZALSines, cuja característica diferenciadora é ter uma cobertura total de painéis fotovoltaicos e ser amiga do ambiente, bem como a nave logística da Sitank que conta agora com um novo armazém interno de temperatura controlada.
O Dia do Porto de Sines é organizado pela APS em conjunto com várias empresas da Comunidade Portuária de Sines e autoridades locais, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sines. O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que foi o início de todo o processo.
Ainda no âmbito das comemorações da efeméride, realizou-se, no dia anterior, o VI Serão APS “Viagem pelo Fado” com António Pinto Basto e José Gonçalez, dois fadistas alentejanos acompanhados de três músicos de viola e guitarra portuguesa.