Água Ardente – Produções Teatrais estreia no próximo dia 31 de outubro em Alcácer do Sal a peça “ Diário de Um Louco”.
O texto, de autoria do russo Nikolai Gógol, apresenta alguns traços autobiográficos do autor e revela-nos a história de vida de um homem simples, angustiado com a realidade quotidiana, que, a pouco e pouco, vai cultivando pequenas loucuras, como forma de escape a uma condição ultrajante.
Miguel Assis foi o responsável pela encenação, caracterizada pela simplicidade e centralidade no ator.
Olavo Nóbrega foi quem deu corpo à personagem de um homem simples que evolui, de modo progressivo, para um estado de alienação e loucura, pondo em evidência a fragilidade da condição humana.
De forma caótica, mordaz e desconcertante, os espectadores são levados a desvendar o sinuoso labirinto que se instala na mente de um homem.
O ator Olavo Nóbrega que vai interpretar a peça (um monólogo) explica que “ Diário de Um Louco foi o primeiro projeto que a Agua Ardente produziu em 2008 e que saiu de cena com casa cheia e com necessidade de visitar mais públicos. Seis anos depois juntou-se a mesma equipa e quisemos transformar o mesmo texto numa encenação diferente”. O ator que vive agora em Alcácer do Sal sublinhou que “o espetáculo que vai estrear agora está um pouco distante em termos de encenação do que esteve em cena em 2008”, porque adiantou “as histórias de vida que passaram por nós modificaram-nos e depois há uma maturidade artística que acompanha quem fez parte do processo, caso do Miguel Assis que está a construir um espetáculo completamente diferente”. Questionado sobre o desafio da interpretação, Olavo Nóbrega assume que “ há um antes e um depois desta peça, afinal são 70 minutos a falar num palco. O texto da peça é dramático até porque o autor logo de seguida fechou-se numa instituição psiquiátrica. “O texto é denso, mas a magia desta peça a meu ver é que se trata de um homem que fala 70 minutos sem achar que está louco”, acrescentou Olavo Nóbrega. O personagem “ é um homem aparentemente normal que fala da sua vida, do seu amor não correspondido, da sua incapacidade de lidar com a sociedade, e chega a meio da peça e descobre que é o Rei de Espanha. Isso tudo faz com que a peça tenha momentos cómicos” disse o ator que deixa o convite aos espetadores para se deslocarem ao Auditório Municipal de Alcácer do Sal no dia 31 de outubro para ver “Diário de Um Louco, a mais intimista produção da Água Ardente – Produções Teatrais .
Fonte: CMAlcácer do Sal