Hugo Silva, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), foi distinguido com o prémio Inovação Jovem Engenheiro, atribuído pela Ordem dos Engenheiros.
O projeto “BIT: Biosignal Igniter Toolkit”, desenvolvido pelo diplomado da ESTSetúbal/IPS, centra-se na criação de ferramentas de hardware e software, que visam simplificar o processo de prototipagem rápida e de aprendizagem de tópicos relacionados com a Engenharia Biomédica.
Atualmente, a utilização dos biosinais em experiências e projetos práticos encontra-se condicionada pelo custo e acesso a materiais, pelo que estas ferramentas facilitam o desempenho de ações, em especial de investigação, na área médica e da engenharia informática, eletrónica e mecânica.
De acordo com Hugo Silva, este projeto “é mais um exemplo de que a engenharia nacional pode dar cartas a nível mundial, mesmo em setores, ainda, com pouca tradição no nosso país como a Engenharia Biomédica”, tendo por isso “um significado particularmente especial, numa fase em que os centros de investigação enfrentam dificuldades crescentes de financiamento e se assiste a uma fuga de talentos para o estrangeiro”.
O prémio Inovação Jovem Engenheiro é promovido pela Ordem dos Engenheiros com o objetivo de contribuir para a realização e divulgação de trabalhos inovadores nos diversos ramos da engenharia.