Pela sétima vez, a Professora Aldina Lucena, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), participa no programa “Saúde para todos” em São Tomé e Príncipe, de 29 de outubro a 19 de novembro.

 

docente integra uma equipa de sete profissionais de saúde, que vão prestar cuidados às crianças e realizar formação em diferentes áreas da cirurgia pediátrica e da fisioterapia.

 

Este ano, a missão procura dar ainda mais enfoque à formação dos profissionais locais, melhorando a qualidade do atendimento de Fisioterapia às crianças e famílias. Focando-se nas principais doenças que afetam as crianças em São Tomé e Príncipe e no  papel e responsabilidade dos pais no tratamento, esta formação pretende também chamar a atenção para a pertinência do registo clínico, do trabalho em equipa, do desenvolvimento profissional contínuo e do papel e contributos do fisioterapeuta numa equipa multidisciplinar.

 

Outro dos objetivos finais desta missão é criar condições para disponibilizar equipamentos e materiais, quer para utilização dos profissionais de saúde, quer para o apoio domiciliário.

 

O programa “Saúde para Todos” é promovido há cerca de 25 anos, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, pela Direcção Geral de Saúde e pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, com o principal objetivo de reforçar o setor da saúde em São Tomé e Príncipe.

Partilhe esta notícia