O Centro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) recebeu, no dia 24 de fevereiro, o prémio “Inclusão e Literacia Digital”, atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A distinção foi entregue aos Professores Miguel Figueiredo e João Torres, docentes da ESE/IPS, devido ao trabalho desenvolvido pelo centro no âmbito da dinamização do projeto “EduScratch” e da divulgação de boas práticas no uso crítico da internet. Este projeto promove a utilização da linguagem de programação “Scratch” em ambiente escolar e junto da comunidade educativa e da sociedade em geral. O “Scratch” é um ambiente gráfico de programação desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos, promovendo um contexto propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Professora Leonor Parreira, e do Vice-presidente da FCT, Pedro Cabrita Carneiro.

Partilhe esta notícia