A autarquia de Palmela, este domingo, concretizou mais um investimento, com a abertura da Ecopista de Pinhal Novo, no espaço do antigo ramal ferroviário do Montijo, desativado em 1984.
A intervenção, que teve um custo de 350 mil euros, vem alargar a rede municipal de percursos cicláveis e potenciar a criação de um novo espaço de lazer e, consequentemente promover a mobilidade sustentável.
Álvaro Amaro, presidente da CM de Palmela, durante a abertura da Ecopista sublinhou que este era “um espaço há muito desejado por todos”, adiantando que a segunda-fase desta intervenção, a ligação da Ecopista ao concelho do Montijo, está concluída.
Esta obra, que contribuiu, também, para valorizar aquela zona, através de um arranjo paisagístico naturalizado, que faz a transição entre o espaço urbano e a zona rural poente, com lugares de estacionamento, mobiliário urbano e uma orla verde, surge no âmbito de um protocolo celebrado entre o município e a REFER.
Com a adesão de Palmela, no passado mês de junho, à Rede “Cidades e Vilas de Excelência”, a autarquia encontra-se a trabalhar no projeto “Mobilidade Ciclável e Pedonal” que visa desenvolver uma rede de vias cicláveis e pedonais no Pinhal Novo, explorando as vantagens ambientais, turísticas, culturais e de saúde inerentes a estas intervenções.