A EDP Distribuição executou uma série de obras de remodelação em mais de 12 quilómetros de rede elétrica, incluindo a rede aérea de 15 kV existente em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida. Trata-se, como é sabido, de uma zona sensível em termos ambientais, com difíceis acessos e consideráveis zonas de vegetação e espécies arvenses protegidas.

Face à sua localização e às características naturais do terreno revelou-se uma obra com grande grau de dificuldade. Foi, nomeadamente, necessário criar alguns acessos e ter especial atenção às exigências da Direção do Parque Natural no que respeita à preservação da vegetação e avifauna – neste último caso com a instalação de dispositivos antinidificação e isolamento nos apoios.

Os trabalhos envolveram intervenções em nove linhas aéreas (a linha entre Sebastião e Casais da Serra e oito dela derivadas, numa extensão de 12.657 metros. A obra implicou alterações em 95 postes, atravessando terrenos de 129 proprietários. O investimento rondou os 600 mil euros.