A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista saúda o trabalho de todos aqueles que, na organização do ato eleitoral deste Domingo, dia 24 de janeiro, asseguraram que, mesmo num contexto de pandemia como o atual, se realizaram as eleições para Presidente da República, assegurando que a democracia está viva, mesmo no quadro do Estado de Emergência.

No Distrito de Setúbal as eleições presidenciais tiveram uma significativa participação (345.473 votantes), sendo por isso de saudar todos os que participaram na festa maior da Democracia, mesmo com os receios atuais da pandemia.

A participação mais elevada que o esperado e a organização do processo eleitoral sem nenhum incidente, devem ser motivos de especial realce na avaliação deste ato eleitoral e são, por isso, por nós destacados.

Os resultados no Distrito de Setúbal seguiram a tendência nacional em termos globais. É de assinalar a esmagadora maioria de votos nas diferentes candidaturas do campo democrático, o que não pode deixar de ser o primeiro ponto a assinalar e a sublinhar na avaliação dos resultados das diferentes candidaturas.

Apesar do resultado muito minoritário da candidatura da extrema-direita, a sua expressão numérica e percentual não pode, no entanto, ser ignorada por todas as forças políticas do campo democrático e por todos aqueles que têm no modelo da Constituição de Abril o projeto de sociedade com direitos políticos, económicos e sociais.

A primeira obrigação de um Democrata é proteger a Democracia. A Democracia não foi algo que nos tenha sido oferecido, mas conquistado com o sangue e sofrimento de muitos, legado que importa defender. O PS estará, como sempre, na linha da frente da defesa da Democracia.

A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista endereça ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa as felicitações pela sua reeleição como Presidente da República.

Setúbal, 25 de janeiro de 2021page1image32231552