Dia Internacional da Mulher – Frederico Rosa apresenta propostas no combate à prevenção e erradicação da violência doméstica

No passado dia 8 de março, o Partido Socialista do Barreiro promoveu o Jantar “Afirmar o Barreiro. Afirmar a Igualdade”, uma iniciativa que reuniu, no Restaurante Praia Norte, mais de 100 mulheres que quiseram partilhar a sua visão para o futuro do concelho.

Na primeira iniciativa de Frederico Rosa, após o PS ter escolhido todos os seus candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, o candidato à presidência do município aproveitou a oportunidade para revelar mais duas propostas que integrarão o programa do PS a apresentar em meados de 2017, no decurso de uma convenção autárquica promovida para o efeito.

Os socialistas locais consideraram que a melhor forma de celebrar o Dia da Mulher passava por apresentar respostas concretas aos seus problemas. Assim, Frederico Rosa comprometeu-se que, após ser eleito Presidente da C.M.B., concretizará um projeto de promoção da igualdade de género, a desenvolver no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, por forma a promover a mudança cultural e de mentalidades, logo a partir das camadas mais jovens.

“Todos somos chamados à construção de uma sociedade mais justa, entre homens e mulheres, e as autarquias têm um papel essencial a definir nesta matéria. Ao longo dos anos, as autarquias têm tido os seus poderes reforçados, especialmente na Educação instrumento maior na construção de um futuro melhor”, disse defendendo em seguida a implementação de um Plano Municipal de Combate à Violência Doméstica que, de forma integrada e articulada entre todos os pelouros da Câmara, desenvolva campanhas de prevenção deste flagelo e que promova respostas articuladas e rápidas para as vitimas de violência residentes no concelho.

André Pinotes Batista, deputado e candidato à Assembleia Municipal do Barreiro, saudou o facto do projeto socialista estar a ser preparado com tempo e sempre “um passo à frente” das restantes forças políticas, assente em propostas concretas e inovadoras. “Este é um projeto de mudança e diversidade, liderado pelo PS, mas aberto à participação de todos, independentemente, da sua preferência política, género, religião ou extrato social. A liderança que propomos para o Barreiro não deixará ninguém para trás”.

Em seguida, Ana Santos, líder das mulheres socialistas, destacou o seu orgulho em ver tantas caras que normalmente não se envolvem na causa pública. “O que está a acontecer aqui é extraordinário, sei que esta é a primeira participação política de muitas de vós. Sei que o fazem por acreditar nas nossas ideias e nos nossos protagonistas.”, afirmou.

A finalizar a Secretária de Estado da Igualdade e Cidadania, Catarina Marcelino, congratulou-se com as propostas de ação local apresentadas, salientado que as mesmas estão em linha com a ação política do Governo de António Costa. “Para afirmar a igualdade é fundamental que as listas sejam um reflexo dos valores que são defendidos. O Frederico Rosa deu um importante sinal ao escolher quatro mulheres e quatro homens para o acompanharem na mudança que propõe para o Barreiro”, acrescentou formulando o desejo dos maiores sucessos para este movimento.

Barreiro, 13 de março de 17