Um barco de pesca local naufragou esta quinta-feira de manhã a cerca de cinco milhas a sudoeste do Cabo Espichel, mas os quatro tripulantes, com idades compreendidas entre os 27 e os 49 anos, foram salvos por uma embarcação que se encontrava nas proximidades, informou fonte da Marinha.

Segundo a mesma fonte, o alerta foi recebido cerca das 8 horas e 20 minutos pela Capitania de Setúbal, que informou posteriormente o MRCC Lisboa, que a embarcação de pesca CARLOS E RUI tinha resgatado uma balsa salva-vidas com quatro náufragos a bordo, pertencentes à embarcação de pesca ARCANZIL, a cerca de cinco milhas a sudoeste do Cabo Espichel.

“O Capitão do Porto de Setúbal de imediato empenhou a lancha SR29 da Estação Salva-Vidas de Setúbal, com um agente da Polícia Marítima (PM) a bordo. Chegados ao local, foi decidido que os náufragos, por se encontrarem com indícios de hipotermia, iriam regressar a terra a bordo da embarcação de pesca por estarem mais abrigados dos elementos meteorológicos, sendo acompanhados pelo agente da PM durante o trajeto. O MRCC Lisboa foi informado deste facto, tendo solicitado de seguida ao INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), a presença de uma ambulância no porto de Sesimbra, onde os náufragos chegariam pelas 11 horas”, descrevem.

Os quatro tripulantes do ARCANZIL foram avaliados no local, sendo posteriormente encaminhados para o Hospital de São Bernardo de Setúbal em situação estável.

Partilhe esta notícia