O concerto com As Louçanas, no dia 2 de novembro, pelas 16h, na Capela de São Sebastião, na Moita, dá início ao Encontro de Música e Canto de Compositores do Século XVI que irá percorrer as capelas e igrejas do concelho da Moita, entre novembro e dezembro, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Alhos Vedros.
As Louçanas são um grupo de vozes femininas que se juntou com o objetivo de divulgar o repertório de música antiga, através da voz da mulher, um elemento fulcral também na sociedade musical da época medieval. De referir que “Louçana” é uma palavra que se encontra referida em diversas cantigas galaico-portuguesas, associada à figura da Mulher/Donzela como louçana, ou seja, famosa/bonita.
O Encontro de Música e Canto de Compositores do Século XVI prossegue nos dias 16 e 29 de novembro, na Capela do Rosário, na freguesia do Gaio/Rosário, e na Igreja da Baixa da Banheira, respetivamente, e nos dias 6 de dezembro, na Capela de Sarilhos Pequenos, e 14 de dezembro, na Igreja Matriz de São Lourenço, em Alhos Vedros.