40.000 clientes foram cobrados a mais(Imagem: Getty / Utilita)
Cerca de 40.000 dos clientes de energia da Utilita foram enviados de volta no valor de £ 140 em pagamentos de 'boa vontade' depois que a empresa cobrou a mais por sua energia.
O regulador Ofgem disse que no total £ 125.000 foi cobrado mais do que deveria.
Cerca de 6.600 clientes de pré-pagamento foram cobrados a mais de £ 22.700 acima do preço máximo de pré-pagamento.
Outros 33.000 clientes foram cobrados a mais em um total de cerca de £ 105.000 acima do valor que deveriam ter pago de acordo com a tarifa anunciada, mas abaixo do limite de pré-pagamento.
Além disso, 908 clientes receberão o Desconto para Casas Quentes que inicialmente não tiveram sucesso em seus aplicativos.
A diretora de fiscalização do Ofgem, Cathryn Scott, disse: O Ofgem monitora de perto o cumprimento do limite de preço por parte dos fornecedores, o que garante que os consumidores paguem um preço justo por sua energia.
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'Este caso envia uma mensagem a todos os fornecedores de que Ofgem irá intervir se eles cobrarem dos clientes acima do nível do teto ou acima das tarifas anunciadas.'
O limite de preço da energia também conta para clientes de pré-pagamento
No pacote de reparação acordado entre a Ofgem e a Utilita, a Utilita fará:
- Um pagamento de fundo de comércio de £ 10 para todos os clientes existentes que foram cobrados a mais, aumentando para £ 15 se o cliente estiver no Registro de Serviços Prioritários.
- Um pagamento de £ 140 para aproximadamente 900 clientes existentes afetados, que solicitaram o Desconto para Casa Quente à Utilita, mas não tiveram sucesso.
- Um pagamento adicional de £ 45.000 a ser pago ao Fundo de Reparação Voluntária da Ofgem (atualmente administrado em nome da Ofgem pelo Energy Savings Trust).
Os clientes também foram reembolsados com o valor cobrado a mais.
A própria Utilita disse à própria Ofgem que havia cobrado por engano a mais aos clientes de pré-pagamento.
Após uma investigação, a Ofgem descobriu que a Utilita cobrava mais de cerca de 2.000 clientes de pré-pagamento de gás em £ 14.000 e 4.600 de clientes de pré-pagamento de eletricidade em cerca de £ 8.700 entre maio e setembro de 2019 em comparação com o preço máximo da energia.
Ofgem também descobriu que entre julho de 2018 e setembro de 2019, a Utilita cobrou mais de cerca de 33.000 clientes de eletricidade £ 105.000 acima do valor que deveriam ter pago de acordo com a tarifa anunciada, mas abaixo do limite de preço de pré-pagamento.
Scott disse: 'A Ofgem está preparada para trabalhar com fornecedores que não cumpriram suas obrigações, mas que se reportaram e estão dispostos a consertar as coisas rapidamente.
O presidente-executivo da Utilita, Bill Bullen, disse: Gostaria de pedir desculpas sem reservas a todos os clientes que ficaram temporariamente sem dinheiro. Lamento não termos efetuado reembolso imediato durante o período em questão.
Sabemos que sempre podemos melhorar e sempre aceitaremos críticas de quaisquer falhas legítimas. Ofgem deixou claro que a sobrecoleção foi causada por não termos realizado um processo administrativo que corrigiu a sobrecoleção temporária. Posso garantir aos clientes que o problema não era com a tarifa em si, que se confirmou de acordo com o limite.