Todos os anos o vereador Bruno Vitorino, responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada (RNL), reúne representantes de várias entidades para preparar o plano contra incêndios florestais para o maior e mais importante espaço natural do concelho do Barreiro.
Na passada segunda-feira, foi realizada, uma reunião deste âmbito, para que todas as entidades possam estar articuladas, em caso de emergência.
“Temos que estar preparados para dar uma resposta rápida e eficaz, caso haja essa necessidade. Este não é um trabalho que é feito em dias ou semanas, mas sim um trabalho que já vem sendo feito há anos”, sublinha.
Novamente, o patrulhamento diurno e noturno, será assegurado por parte de Fuzileiros e SEPNA (GNR).
Bruno Vitorino lembra ainda que a Mata da Machada vai voltar a ser vigiada por jovens, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, que tem como objetivo principal a vigilância e proteção contra incêndios.
Este programa, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, estando as inscrições abertas através da plataforma onlinehttps://programas.juventude.gov.pt/florestas.
O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” decorre durante os meses de junho a setembro.
As entidades presentes na reunião, foram a Proteção Civil da Câmara Municipal do Barreiro, o Gabinete Técnico Florestal, as duas corporações de bombeiros do Barreiro – Sul e Sueste e Corpo de Salvação Pública – GNR e a Escola de Fuzileiros.