A Câmara Municipal de Alcácer do Sal foi premiada com o selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2014. O prémio foi atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo Jornal Água&Ambiente em colaboração com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
A atribuição deste prémio pretende, segundo as entidades responsáveis pela atribuição dos selos de qualidade, “contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos, divulgando casos portugueses de excelência”.
Ainda de acordo com os critérios de atribuição do prémio, o selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano tem como objetivo “evidenciar as entidades prestadores de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham revelado cumulativamente todos os critérios previstos no respetivo regulamento”, que pode ser consultado no sítio da ERSAR na internet em www.ersar.pt”.
A atribuição do prémio está agendada para o próximo dia 19 de novembro pelas 17h30 na conferência Expo Conferência da Água promovida pelo Jornal Água& Ambiente, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa.
Na cerimónia será atribuído à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o certificado e a imagem digital do prémio, para utilização da mesma na imagem institucional da autarquia, associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado à população.
A vereadora Ana Luísa Soares, responsável pela Água e Saneamento da Câmara Municipal de Alcácer do Sal feliz com a atribuição deste prémio pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos considera que “embora tenha sido reconhecida a qualidade elevada da água no concelho de Alcácer terá que existir uma continuidade do investimento no setor, nomeadamente na diminuição das perdas de água associadas ao sistema.”
Recorde-se que atualmente está a ser desenvolvido no concelho um grande investimento da Águas Públicas do Alentejo para a melhoria do sistema de águas e saneamento do concelho e para tornar o sistema sustentável e moderno. Ana Luísa Soares considera ainda “que este prémio reforça que a qualidade da água é um vetor chave para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população”.