O “Critical ESS”, núcleo de formação em emergência da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), em parceria com a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) vão realizar uma Atividade de Treino em cenário multivítima. A iniciativa encontra-se integrada nas atividades letivas do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESS/IPS, dispondo de uma componente teórica, cujas atividades decorrem dia 09 de janeiro na ESS/IPS, e de um momento prático que terá lugar no quartel da CBSS, no dia 16 de janeiro, envolvendo a participação da comunidade académica e de elementos da equipa da CBSS.
Através desta iniciativa os estudantes têm a oportunidade de adquirir, em contexto real, competências essenciais à sua futura atuação enquanto profissionais de saúde perante situações de catástrofe e emergência, uma vez que a atividade envolve o contacto e a utilização de recursos reais da CBSS em casos de elevada gravidade. Com a realização desta ação pretende-se melhorar a capacidade de intervenção no terreno dos participantes, bem como contribuir para o aprofundamento, desenvolvimento e atualização de competências específicas do enfermeiro especialista em cuidados de enfermagem aos indivíduos em situação crítica.
A articulação estabelecida entre o núcleo “Critical ESS” e a CBSS procura também proporcionar aos participantes uma experiência pedagógica e profissional diferente e inovadora, reforçando simultaneamente a proximidade e envolvimento da ESS/IPS com as entidades locais.