A Escola Técnica Profissional da Moita, consciente da sua responsabilidade social nos impactes que gera na comunidade, fruto da sua ação, tem orientado as suas opções de oferta formativa em estreita articulação com diversas empresas e instituições, públicas e privadas, por forma a potenciar a empregabilidade dos seus alunos e o prosseguimento de estudos superiores.

Este trabalho de que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da oferta formativa, em função das efetivas necessidades do mercado de trabalho, das expetativas dos jovens que nos procuram, e das suas famílias, está agora a produzir os seus resultados, numa situação inédita, até para a nossa comunidade educativa, uma vez que a duas semanas do término das atividades letivas, as alunas finalistas do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde tem ofertas de trabalho que superam o número de alunos do Curso.

Este processo de articulação com o mercado de trabalho teve início ainda no 2.º período letivo onde foi realizado um levantamento do perfil de colaborador necessário face às necessidades de cada organização, por forma a potenciar os resultados do processo de recrutamento.

Entidades como a Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, Labocentro – Laboratório de Análises Clínicas, Ceraque – Centro de Radiologia de Queluz, Porto Salus – Residências Assistidas e Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, são entidades envolvidas no processo de acolhimento das alunas da Escola Técnica Profissional da Moita.

Na atual conjuntura económica, e social, que o nosso país atravessa é fundamental que as Escolas aprofundem a articulação com as empresas e instituições que efetivamente criam emprego por forma a estancar o grande flagelo social que é o desemprego jovem, conseguindo, a médio prazo, criar as condições para dignificar o Ensino Profissional que é um instrumento fundamental no desenvolvimento de quadros intermédios no nosso país.

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas sob orientação do profissional de saúde. Auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, são algumas das tarefas deste técnico. Após a conclusão do curso Técnico Auxiliar de Saúde (Nível IV), os alunos poderão continuar a estudar em Cursos de Especialização Tecnológica de Nível V, continuar os seus estudos no Ensino Superior ou iniciar a atividade laboral.

Ser jovem até aos 20 anos de idade e já ter concluído o 9.º ano de escolaridade são condições obrigatórias para ter acesso às inscrições que continuam a decorrer, na Escola Técnica Profissional da Moita. Aproveite as últimas vagas! A frequência é gratuita.

 

Fonte: Escola Técnica Profissional da Moita