No dia 8 de Julho terá lugar a cerimónia assinalando a conservação e a nova localização da Peça Escultórica “Homenagem à Agricultura”, da autoria do mestre Artur Bual, às 19h00, em Pegões (junto à sede da União de Freguesias de Pegões).

A escultura “Homenagem à Agricultura” é parte integrante do património cultural do nosso concelho, ligando para sempre o seu autor, Artur Bual, à história do Montijo, mais precisamente a Pegões.

Artur Bual é essencialmente reconhecido como o expoente máximo da pintura gestual abstrata portuguesa. Foi como funcionário da Junta de Colonização Interna que criou um conjunto de obras públicas no domínio da pintura, sendo esta monumental escultura a sua estreia na área tridimensional.

A “Homenagem à Agricultura” é um conjunto de peças soltas e de máquinas agrícolas que tinham cumprido já a sua função e despertaram o interesse do artista.

Para a Câmara Municipal do Montijo importa colocar esta obra no merecido lugar de destaque no panorama da História de Arte em Portugal. O seu restauro e a sua relocalização são apenas o primeiro passo.

Partilhe esta notícia