Após os dois títulos nacionais perdidos de forma ingrata no ano anterior, a Escola Secundária de Pinhal Novo voltou a ser campeã nacional do Desporto Escolar em Orientação. Os Nacionais disputaram-se em Aveiro no último fim-de-semana e estavam 8 títulos em disputa. A Escola Secundária de Pinhal Novo tinha hipótese de lutar por 7 deles, uma vez que não apurou a equipa de juvenis feminina, perdendo nos reginais contra quem se sagrou campeão nacional.
A nível individual esperava-se que Ricardo Esteves Ferreira, ex-campeão europeu, dominasse nos juvenis. Uma má opção no 1º percurso viria a limitar a sua classificação ao lugar mais baixo do pódio e não permitindo que a sua equipa alcançasse o título nacional colectivo, feito que nunca conseguiu no seu percurso do desporto escolar, apesar dos vários títulos individuais. O mesmo aconteceu com Patrícia Romão, nas juvenis, onde era uma das favoritas nesta edição dos nacionais, obtendo o 3º lugar.
Os iniciados eram super favoritos. Se já no ano anterior tinham uma vantagem enorme, este ano, mantendo-se 4 elementos na equipa, seria de esperar um grande domínio. Assim aconteceu: Rodrigo Oliveira- 2º, Manuel Oliveira- 3º, João Pedro Pinto- 4º, Tiago Lampreia- 5º, e Diogo Lampreia- 7º. Campeões nacionais por equipas.
Finalmente, nas iniciadas, sendo uma equipa muito equilibrada e de nível elevado, esperava-se que viessem a sagrar-se campeãs nacionais. No entanto o domínio foi enorme. Começando pela grande surpresa do título nacional de Joana Branco, previsível 3ª classificada mas que denotou grande capacidade de concentração e evolução, vencendo as grandes favoritas ao título em ambas as etapas. No 4º lugar colocar-se-ia Márcia Félix, confirmando a sua evolução. Maria do Mar Salgueiro foi 7ª, Daniela Holdych, 8ª, e Marta Costinha, 19ª.
Destaque ainda para as iniciadas da ES Palmela, Constança Ilunga, 5ª, e Carolina Tacão, 9ª. O concelho de Palmela teve 6 atletas nas primeiras 9 classificadas.
Boas perspectivas para o próximo ano lectivo, com equipas a disputar o apuramento para o campeonato do mundo escolar, com fortes possibilidades de apuramento nos juvenis masculinos.
No dia 4 de junho estes atletas disputarão os “Jogos do Futuro”, em Aires, Palmela, existindo uma prova de orientação aberta para quem desejar participar, com percursos fáceis. Informações em www.jogosdofuturo.net.