Cátia Piedade, estudante de estudante do mestrado em Engenharia Biomédica – Desporto e Reabilitação do Instituto Politécnico de Setúbal, foi escolhida, depois de uma árdua e renhida seleção, de entre vários trabalhos de estudantes de instituições nacionais e internacionais, para apresentar o seu trabalho no Workshop “Environment and Alternative Energy: Increasing Space Mission Resiliency through Sustainability”, organizado pela NASA.

A iniciativa decorrerá de 21 a 24 de outubro, no Kennedy Space Center Visitor Complex, nos Estados Unidos da América, sendo que a estudante de mestrado do IPS – ministrado em parceria pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e pela Escola Superior de Saúde – realizará a apresentação do seu trabalho, intitulado “Protective graphene/phosphate coating on AZ31 magnesium alloy”, no dia 22 de outubro. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado, que a estudante se encontra a realizar, constituindo-se como um dos focos abordados na sua dissertação.

Cátia Piedade revela que, ao realizar este trabalho, conseguiu desenvolver “um revestimento inovador para as ligas de magnésio, que atua como uma barreira protetora, diminuindo a sua taxa de corrosão, o que possibilita a sua utilização no desenvolvimento de novos produtos para a indústria aeronáutica, automóvel e biomédica”.

A participação neste evento a nível internacional “tem um significado muito especial, é o reconhecimento dos vários meses de estudo, pesquisa e investigação e contribuirá certamente para o meu crescimento pessoal, académico e posteriormente profissional, bem como para uma positiva projeção do revestimento desenvolvido”, refere a estudante.

O estudo conta também com a participação das docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS, Maria João Carmezim e Catarina Santos, como orientadoras da tese de mestrado da estudante e coautoras do trabalho “Protective graphene/phosphate coating on AZ31 magnesium alloy”.