A equipa de 15 estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) já está em Londres para participar na Shell Eco Marathon Europa 2016, que decorre de 30 de junho a 03 de julho.

 

Esta prova desafia estudantes de todo o mundo a desenhar, construir e testar veículos que viajam com menos energia, ou seja, veículos com maior eficiência energética e que consigam percorrer o maior número de quilómetros possível com apenas um litro de combustível.

 

A competição marca o final de um ano de trabalho da equipa “Shell Eco EST”, que é constituída por estudantes das licenciaturas em Engenharia do Ambiente, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Tecnologias de Energia e Comunicação Social do IPS. A equipa foi coordenada por docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS, contando, igualmente, com o apoio das empresas JDEUS, SKF, fablab Barreiro, Extinsado e do KIP (Kartódromo Internacional de Palmela) e do Núcleo do Curso de Engenharia Mecânica da Associação Académica do IPS.

 

João Felizardo, Team Manager pelo segundo ano consecutivo, considera que “para se participar nesta prova é necessário ter força de vontade e dedicar tempo e trabalho”, acrescentando ainda que a participação nestas iniciativas permite-nos adquirir experiência e aptidões que aplicamos na prática, como por exemplo através da obtenção de parceiros e desenvolvimento do protótipo.”

 

Em 2015, na Holanda, a equipa do IPS alcançou a melhor pontuação portuguesa na categoria de protótipos a gasolina, percorrendo 435 km com apenas um litro de gasolina, pelo que este ano esperam superar a marca alcançada.

 

Acompanhamento da competição em Facebook Shell Eco Est