E Eventos

Especialistas debatem envelhecimento ativo no Politécnico de Setúbal

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fórum de discussão, agendado para dia 24 de novembro, é promovido pela rede IN2SET

Num tempo em que os progressos científicos nos permitem viver por mais tempo, o desafio que se coloca é como envelhecer melhor e em pleno. É sobre este repto das sociedades modernas que se debruçará, já no próximo dia 24 de novembro, o 2.º Fórum Envelhecimento Ativo | Desenvolvimento Humano, promovido pelo Grupo de Trabalho “Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida” do IN2SET – Interface Colaborativo para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação da Península de Setúbal, gerido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Sob o mote “Desafios atuais, estratégias futuras”, este fórum de reflexão sobre a temática do envelhecimento reunirá, no Auditório 2 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), a partir das 10h00, um conjunto de oradores e participantes das áreas de apoio às pessoas idosas, saúde e intervenção social, no sentido de uma partilha de conhecimentos e de boas práticas.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e da diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Natividade Coelho. Segue-se, pelas 10h30, a sessão plenária, que terá início com José Ferreira-Alves, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, numa intervenção em torno da “Declaração de Lisboa”, documento que saiu da IV Conferência Ministerial da UNECE (Comissão Económica da Região Europa das Nações Unidas) sobre o Envelhecimento, que Portugal acolheu em setembro último.

Neusa Festas, do Instituto da Segurança Social (ISS,I.P.) – Centro Distrital de Viseu,  abordará, por seu turno, as medidas previstas na “Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025”, na qualidade de representante do ISS no  Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do documento. 

Está ainda prevista, pelas 11h50 uma intervenção sobre “Qualidade de Vida”, a cargo de Ricardo Pocinho, da Administração Regional de Saúde do Centro.

A sessão de encerramento é da responsabilidade de Filipe Cardoso, coordenador do IN2SET e pró-presidente do  IPS, e de Aura Duarte, coordenadora do Grupo de Trabalho “Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida” e técnica Superior do ISS, I.P. – Centro Distrital de Setúbal.

Considerando que um dos principais objetivos deste fórum é estimular a discussão em torno desta matéria, será privilegiada a participação e o debate entre os presentes.

Refira-se que o 2.º Fórum Envelhecimento Ativo | Desenvolvimento Humano é de participação gratuita e aberto a toda a comunidade.  

 

Cartaz Envelhecimento 002

 

Fonte: IPS

blog comments powered by DISQUS back to top

Email:

geral@www.distritonline.pt / publicidade@www.distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom

Social Link