E Eventos

Banda da Armada em concerto solidário

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Banda da Armada em concerto solidário pela construção da Unidade de Cuidados Continuados de Arrentela

Os Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal recebem no dia 25 de novembro, às 21.30 horas, um concerto solidário da Banda da Armada, que tem como objetivo ajudar a construir a Unidade de Cuidados Continuados de Arrentela. O concerto, sob direção do maestro Délio Gonçalves, conta com a interpretação de obras de  Rossano Galante, Eiji Suzuki, Saül Gomés Soler, Josef Hellmesberger, Oscar Navarro e Arr. Pedro Pires. Para contribuir para esta causa, basta realizar uma transferência para a conta solidária PT5000 455452 400502 0923431. A entrada no concerto é livre e a organização do evento é da Câmara Municipal do Seixal, Santa Casa da Misericórdia do Seixal e Banda da Armada.

 

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados e de Proximidade

Está projectado para a Quinta do Falcão, em Arrentela, a Unidade de Cuidados Continuados, um projeto da Santa da Casa da Misericórdia do Seixal, com um valor total de investimento estimado em 4 500 000 € numa parceria com a Câmara Municipal do Seixal, que constitui uma resposta inovadora ao desafio social do envelhecimento. Importa referir que já existe um projeto base para esta unidade, bem como terreno cedido pela autarquia, estando a faltar o financiamento por parte do Governo para que a obra se concretize.

O projeto, que pretende dar resposta às expectativas e solicitações dos munícipes e da Santa Casa da Misericórdia, é composto por 69 camas, 35 camas na Unidade de Média Duração e Reabilitação, 34 camas na Unidade de Longa Duração e Manutenção, Serviço de Apoio Domiciliário, Clínico-Social e futuramente Residências Assistidas.

Tendo em conta que o envelhecimento demográfico aumentará significativamente nos próximos 20 anos, para os 23-25% da população e que o índice de envelhecimento é de cerca de 92% e o índice dependência de 47%, torna-se urgente que esta unidade se concretize o quanto antes.

A Banda da Armada

Segundo fontes históricas, já na primeira metade do século XVIII existia na Armada uma “música marcial” intitulada “charamela”. Ao longo dos séculos esta acompanhou a família real e até o Rei D. Fernando II nas suas viagens pelo mundo. Em 1903 a “Banda dos Marinheiros” realizou aquelas que são as primeiras gravações efetuadas em Portugal, num total de 26 temas (e outros tantos discos) dos quais existe um exemplar no nosso país e os restantes 25 nos arquivos da EMI em Inglaterra.

Tem viajado pelo mundo para participar em encontros e festivais, tendo recebido em 1999 a Medalha de Ouro de Serviços Distintos por S.ª Ex.ª o almirante CEMA. Em 2015, a Banda da Armada foi agraciada pela PwC (PricewaterhouseCoopers) Portugal com o Prémio Identitas Mare, prémio que tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que utilizam as temáticas do meio aquático como recurso essencial e meio inspirador das suas produções de arte e cultura, bem como outros projetos que promovam a cultura marítima.

Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro. Tem-se pautado por uma constante evolução e inovação, como é exemplo a permuta de conhecimentos, ao incluir elementos exteriores ao seu quadro orgânico, nas suas apresentações públicas. Estão neste caso atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como vozes e instrumentos solistas.

Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da atualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito. A Banda da Armada foi chefiada pelos seguintes maestros: Caetano Tozzi (italiano), Pascoal Corvalini (italiano), Mark Holzel (alemão), Artur Reinhardt (belga) e os portugueses: António Maria Chéu, José de Oliveira Brito, Arthur Fernandes Fão, Marcos Romão dos Reis, Manuel Maria Baltazar, José Joaquim de Araújo Pereira e Carlos da Silva Ribeiro. Desde 2010 que tem aos comandos o capitão-tenente MUS Délio Gonçalves.  

 

Fonte: CM Seixal

blog comments powered by DISQUS back to top

Email:

geral@www.distritonline.pt / publicidade@www.distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom

Social Link