Os processos de justiça dos antigos inspetores da PIDE/DGS após o fim da ditadura estiveram em análise num encontro com a historiadora Irene Pimentel, que decorreu na sexta-feira à noite, na Casa da Cultura, em Setúbal.
Nesta última de duas sessões do ciclo Muito Cá de Casa dedicadas à História Contemporânea, o mote para a conversa foi a apresentação do livro “O Caso da PIDE/DGS. Foram julgados os principais agentes da ditadura portuguesa?”, da autoria de Irene Pimentel.
O público, que encheu por completo a Sala José Afonso da Casa da Cultura, participou ativamente na conversa, moderada por José Teófilo Duarte, e refletiu sobre se terão sido julgados devidamente os antigos inspetores da PIDE.
Fora apresentados casos concretos relacionados com processos de justiça de antigos inspetores da PIDE e foram também abordados casos relacionados com as polícias de antigos regimes ditatoriais de outros países, como Espanha e Chile.
O ciclo de encontros literários Muito Cá de Casa é desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX, com diversos apoios.
Fonte e imagens: Câmara Municipal de Setúbal