A 25 de outubro, entre as 14 e as 17h00, na ESTBarreiro/IPS
Setúbal, 23 de outubro de 2017 – A conferência anual “Inspira Barreiro”, promovida pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), está de regresso, no próximo dia 25 de outubro, para uma quarta edição em torno do empreendedorismo, dando destaque a ideias de negócios que hoje são já projetos empresariais a fazer o seu caminho no mercado.
Tal como o nome indica, esta conferência anual pretende “inspirar” uma cultura empreendedora junto da comunidade académica, da região e dos parceiros da ESTBarreiro/IPS, e nesse sentido lança o convite a estudantes do ensino secundário, gestores de pequenas e médias empresas, empresários e, de forma geral, a todos os interessados nesta temática.
Com entrada livre, a “Inspira Barreiro” tem início pelas 14h00, e a primeira apresentação, meia hora mais tarde, diz respeito ao projeto BITalino, a cargo de Hugo Silva, diretor de inovação da PLUX – Wireless Biosignals. Em “BITalino: de uma toalha de papel para o mundo”, o também docente da ESTSetúbal/IPS falará do kit de hardware de baixo custo e software de código aberto em que tem vindo a trabalhar ultimamente, e cujo intuito é permitir que qualquer pessoa, dos estudantes aos profissionais, desenvolva projetos e aplicações que incorporem sinais biomédicos.
Segue-se António Mendes, estudante da ESTSetúbal que acaba de vencer a 14.ª edição do concurso nacional Poliempreende, com o projeto ILEGAL. Na apresentação “Sonhar não é ilegal”, agendada para as 14h50, o jovem empreendedor explicará o que distingue esta marca prestes a entrar no mercado e que promete criar soluções para uma mais fácil legalização de motociclos transformados.
Ao longo da tarde, tomarão também a palavra a empresa The Inventors, especializada na criação de produtos e programas educacionais inspiradores; Nelson Cristo, da associação Assimagra, que reúne as empresas nacionais de recursos minerais; e ainda Ana Antunes, sócia fundadora da ADAO – Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios. Para explicar do que é que é feito um empreendedor, foi convidada Sandra Pinto, colaboradora da Unidade de Apoio à Inovação, Investigação & Desenvolvimento e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAIIDE-IPS), cuja intervenção, pelas 15h50, terá por título, precisamente, “Quem tem o fator E?”.
Recorde-se que, para os estudantes do IPS, a participação na conferência “Inspira Barreiro” é certificada no Passaporte para o Emprego, sendo que os restantes intervenientes têm direito a um certificado de participação.
Fonte: Instituto Politécnico de Setúbal