A Galeria Municipal do Montijo, em parceria com a Galeria Valbom, inaugura no dia 4 de março, às 18h30, a exposição de escultura “As Árvores Não Morrem” de Paulo Neves. A mostra vai estar patente até 9 de abril.
Em “As Árvores Não Morrem”, Paulo Neves utiliza os elementos naturais da floresta para produzir a sua arte, para nos transmitir a sua visão do mundo.
No painel de abertura da exposição, Maria João Fernandes, crítica e colecionadora de arte, elucida-nos sobre o caminho da criação artística de Paulo Neves: “a natureza também cria, a criação na escultura de Paulo Neves é claramente partilhada, com uma humildade que não esconde a mestria técnica e a riqueza do seu imaginário. Assistimos a um ritual antigo, a um corpo a corpo com a matéria, a uma troca de poderes, de fluídos, de segredos até que a matéria é de novo habitada, se torna detentora de uma nova alma, de um ser, que é o ser das estátuas e o ser do mundo revisto pelo olhar do escultor”.
Nascido em 1959, Paulo Neves revelaria a sua maturidade artística durante a década de 90 do século XX, afirmando-se hoje como um escultor internacional de referência nacional incontornável.
De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Foi em 1999 que começou por conquistar prémios e menções honrosas, ganhou vários concursos públicos e concebeu diversos galardões e troféus.
Expõe individualmente em Portugal e no estrangeiro, desde 1980. A sua obra pública encontra-se de norte a sul de Portugal e também no estrangeiro. Está representado em vários museus, universidades, fundações, bibliotecas, câmaras municipais, empresas, escolas e hotéis por todo o país.
Visite a exposição “As árvores não morrem” e conheça melhor o trabalho do escultor Paulo Neves e a sua visão da natureza e da arte. A entrada é livre.
Horário: 2.ª a 6.ª feira | 9h00-12h30, 14h00-17h30