Ghost of Tsushima REVIEW: Samurai Epic é outro sucesso para os fãs do PlayStation?

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

Ao nos aproximarmos do crepúsculo do Playstation 4 geração, Ghost of Tsushima oferece uma refrescante mudança de ritmo em relação ao mês passado O Último de Nós Parte 2 . Onde a aventura divisiva da Naughty Dog é muitas vezes um olhar instigante sobre a loucura da vingança, o novo lançamento da Sucker Punch parece maravilhosamente descomplicado. É um verdadeiro escapismo de videogame, e nós o amamos por isso.

Entrando na armadura de Jin Sakai, um líder do clã, Ghost of Tsushima não perde tempo para começar. Diante da invasão mongol na ilha titular de Tsushima, Sakai e seus companheiros samurais são abatidos pela feroz raça guerreira.

Quebrado, espancado e escapando por pouco da morte, Jin deve reunir os guerreiros deixados na ilha para lutar contra o mortal Khotun Khan e seus companheiros. É uma configuração bastante básica, mas o compromisso de Ghost of Tsushima com seu cenário e personagens faz com que esta seja uma viagem de vingança que vale a pena.



(Imagem: Sucker Punch)



O próprio Jin é um homem criado com um senso de honra como sua única constante, e ver seus irmãos samurais igualmente ofícios cortados o leva a questionar sua lealdade inabalável ao ideal. Da mesma forma, personagens secundários ampliam o espectro de crenças de nosso herói.




Isso joga na jogabilidade também. Ao longo da história, Jin passa de um espadachim relativamente inexperiente para um dervixe rodopiante da morte e do fogo, aprendendo maneiras mais furtivas de despachar inimigos.

Isso é alcançado através de 'Tales', a abordagem do jogo para missões de história. Isso permite que Jin aumente sua lenda e receba novas habilidades e novas vantagens por meio de uma árvore de habilidades no jogo. A princípio, parece que não há nada revolucionário sobre o sistema que não vimos em muitos títulos de ação em terceira pessoa antes, mas uma vez que Jin desbloqueia várias posições para combater inimigos, logo se torna imperativo aprender tudo o que puder.

O combate em si também começa como um triângulo básico de ataques e bloqueios leves ou pesados, mas não demora muito para que Jin esteja se esquivando de ataques não bloqueáveis ​​ou tentando quebrar a postura de um inimigo para acertar o golpe mortal. Sekiro não é, mas quando combinado com posturas que funcionam melhor contra certos inimigos, ainda há muitos desafios a serem encontrados.

Uma menção especial também à mecânica Standoff do jogo que permite que Jin desafie sua oposição em um duelo individual. Segurar o triângulo e soltá-lo na hora certa para matar um atacante mongol com uma boa dose de spray arterial nunca envelhece.

(Imagem: Sucker Punch)

Claro, entrar em um acampamento inimigo e matar todos com sua espada pode parecer ótimo, mas há uma incrível sensação de satisfação em eliminar inimigos antes que eles saibam que você está lá. Jin é ágil, capaz de escalar áreas rapidamente, rolar atrás de cobertura e deslizar por pequenas aberturas para evitar a detecção, e técnicas de tiro com arco e distração, como fogos de artifício, realmente se destacam.



Na dualidade de Jin entre seu senso de honra e seu desejo de vingança, Ghost of Tsushima se torna o tipo de jogo que poderia facilmente ser jogado duas vezes. Tanto o combate com espada quanto a furtividade são igualmente viáveis, e essa é uma linha difícil de seguir.

De muitas maneiras, Ghost of Tsushima parece uma evolução natural da franquia Assassin's Creed antes de entrar em território de RPG. Existem alguns elementos de RPG, incluindo encantos de aumento de estatísticas e equipamentos atualizáveis ​​(junto com a árvore de habilidades acima mencionada), mas na maioria das vezes Ghost of Tsushima parece perfeito para os fãs da franquia da Ubisoft que não queriam subir de nível para poder matar um inimigo.

A ilha em si é de tirar o fôlego tanto em tamanho quanto em beleza, desde os santuários escondidos no topo das montanhas até as folhas rodopiando em florestas vibrantes. Grande parte da cor da ilha vem de sua folhagem, com o solo e a grama suaves ajudando o uso de HDR do jogo a realmente aparecer em telas compatíveis.

(Imagem: Sucker Punch)



Também é uma alegria explorar; grande parte da campanha de quarenta a cinquenta horas oferece orientação geral, mas nenhuma direção firme. Em vez disso, Jin deve chamar o vento (através de um toque no touchpad do Dualshock 4) para identificar a direção de seu próximo destino. Se isso soa como um truque, você está certo em ser cético, mas na prática permite que os jogadores tropecem em muitos dos conteúdos secundários interessantes (e muitas vezes desafiadores) do jogo.


Menção especial também deve ser dada à dublagem do jogo. Enquanto jogar em inglês parece bom, recomendamos fortemente que você opte pela faixa de voz japonesa com legendas. Isso não apenas aumenta a autenticidade do jogo, mas várias batidas da história parecem muito mais emotivas na língua nativa de Jin.

Por fim, seríamos negligentes se não mencionássemos a apreciação do jogo pelo cinema clássico japonês, em particular as obras de Akira Kurosawa. Enquanto o Modo Kurosawa que tira a cor do jogo é sem dúvida bonito à sua maneira, nos vimos voltando para ver as cores impressionantes do jogo. Dito isso, a influência do lendário cineasta pode ser sentida em quase todos os quadros, com partes da história parecendo um monstro de Frankenstein de suas obras mais famosas.

Jenna Dewan e Channing Tatum
Últimas análises de jogos

Após o emocionalmente angustiante The Last of Us Part 2 do mês passado, e com as infinitas possibilidades de Cyberpunk 2077 no horizonte, nos apaixonamos por Tsushima e seus habitantes. Provavelmente não faz muita coisa nova, mas tudo o que faz, faz com o tipo de brio que deixaria Kurosawa orgulhoso. Essa busca por vingança pode não desafiar suas expectativas, mas não há como negar a quantidade de diversão que se pode ter na costa do Japão.

Ghost of Tsushima será lançado exclusivamente no PlayStation 4 na sexta-feira, 17 de julho por £ 49,99.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: