Entre os dias 31 de janeiro e 24 de fevereiro, as Farmácias Holon de Setúbal dinamizam uma campanha de sensibilização da Doença Venosa Crónica (DVC), promovendo a avaliação gratuita desta patologia.
A DVC é uma patologia crónica e evolutiva que afeta grande parte da população mundial. Em Portugal verifica-se que 7 em cada 10 mulheres, com mais de 30 anos, sofrem de má circulação venosa e, cerca de metade, não faz qualquer tipo de tratamento.
“A procura de ajuda junto do farmacêutico é muitas vezes a primeira opção quando surgem problemas relacionados com a circulação venosa. Neste sentido é importante que os farmacêuticos assumam uma postura pró-ativa na sensibilização da população sobre estes problemas e é isso que fazemos diariamente nas Farmácias Holon”, explica Joana Ferreira, Enfermeira.
“Esta ação de sensibilização, que decorre em 118 Farmácias Holon de norte a sul do país, pretende sensibilizar a população para os problemas de circulação dos membros inferiores. Estamos a realizar uma avaliação desta patologia através de um teste não invasivo, promovendo o aconselhamento farmacêutico e o acompanhamento diferenciado das Farmácias Holon. A Fotopletismografia é o método utilizado para esta avaliação e permite a monitorização da patologia já diagnosticada, a identificação de situações de risco e a obtenção do resultado no mesmo instante”, refere ainda Joana Ferreira.
Os principais sintomas venosos incluem:
– Sensação de formigueiro;
– Dor, ardor e cãibras;
– Sensação de pernas pesadas, inchadas e/ ou cansadas;
– Veias dilatadas;
– Edema.
Esta avaliação é realizada em parceria com os Laboratórios Boehringer Ingelheim e é dirigida a mulheres, com idade superior a 30 anos, com história familiar de DVC, excesso de peso e uma ocupação diária que implique estar em pé durante longos período de tempo.