No âmbito das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, a Câmara Municipal do Montijo e a ALIUSVETUS – Associação Cultural História e Património, com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias Montijo e Afonsoeiro, promovem a Feira Quinhentista de Aldeia Galega, nos dias 12, 13 e 14 de setembro.
A Feira Quinhentista de Aldeia Galega (hoje Montijo) vai decorrer no centro histórico da cidade, especificamente na zona da Praça Gomes Freire de Andrade, Rua Guerra Junqueiro e Praça da República.
As feiras representam uma das expressões mais interessantes do período medieval/quinhentista por constituírem locais privilegiados de negócio, de encontro e de lazer, a que acorriam centenas de pessoas.
Aos visitantes propõe-se uma viagem ao passado, ao ambiente de convívio social e cultural do século XVI, através da reconstituição do tipo de mercado e produtos comercializados na época, por entre muita música e dança, bem como tascas, tabernas e grelhadores para comes e bebes.
Simultaneamente, serão recriados quadros históricos ficcionados baseados em factos e lendas de Aldeia Galega do Ribatejo das primeiras décadas do século XVI.
Recorde-se que Aldeia Galega do Ribatejo recebeu a sua carta de foral no dia 15 de Setembro de 1514, outorgada pelo Rei D. Manuel I. Foi o reconhecimento da importância da vila na rede de comunicações, na época, entre Lisboa, o Alentejo e Espanha, razão para, no reinado seguinte de D. João III, aqui se ter sediado o serviço denominada de posta, em 1533, assegurando desta forma o serviço público de correio.
Se pretende participar na Feira Quinhentista de Aldeia Galega enquanto artesão, artífice ou vendedor de produtos enquadrados na época medieval deve contactar a organização através do email até 29 de agosto.
Fonte: CMMontijo