A Câmara Municipal do Barreiro promove, no dia 22 de setembro, a partir das 15h00, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, o Fórum “Rede Ciclável | De uma visão local à regional”.

 A mobilidade urbana, assente maioritariamente nos modos de deslocação motorizados, em especial no transporte individual (automóvel), acarreta um conjunto de impactos negativos ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, da dependência energética e da qualidade de vida da população. Perante esta realidade, de caráter global, o recurso à bicicleta começa a ser encarado como uma real e vantajosa alternativa aos restantes modos de transporte motorizados.

Desta forma, a temática relacionada com a mobilidade ciclável tem sido assumida como uma orientação estratégica sobre a qual o Município do Barreiro tem vindo a refletir, tendo em conta não só a demonstração da sua pertinência e dos benefícios que promove, quer para os utilizadores como para o Município, como também a sua importância enquanto componente das deslocações urbanas, de curta distância, que fomentam ligações a diversos pontos do Concelho com interesse para os ciclistas e às redes cicláveis dos concelhos vizinhos e que estão integrados no sistema de transportes públicos coletivos, inserindo-se desta forma numa plataforma regional de mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente.

Neste contexto, foi elaborado pela Câmara Municipal do Barreiro um projeto referente ao planeamento de uma rede municipal de percursos cicláveis, designado por “Rede Ciclável do Barreiro”.

A organização deste Fórum tem não só como objetivo a apresentação do referido projeto, mas especialmente criar um espaço de partilha e troca de experiências e informações com outros municípios, cujos percursos de atuação estão também ligados à reflexão e à implementação de projetos, nos seus diferentes modelos e escalas, relacionados com a promoção da mobilidade em bicicleta.

 

Programa

 

15h00 – Receção aos Participantes

15h30 – Sessão de Abertura

Rui Lopo, Vereador da Câmara Municipal (CM) Barreiro

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da CM Barreiro

 

15h50 – Rede Ciclável do Barreiro

João Lopes e Milton Gomes, CM Barreiro

 

16h30 – Rede Ciclável da Moita

Miguel Nuno, CM Moita

 

16h50 – Rede Ciclável do Seixal

Ercília Palma, Sérgio Oliveira e Ana Albuquerque, CM Seixal

 

17h10 – Rede Ciclável. Uma visão regional

Rui Farinha, CM Palmela

 

17h30 – Debate

 

18h00 – Conclusões e Encerramento da Sessão

João Lopes, CM Barreiro

Rui Lopo, Vereador da CM Barreiro

Partilhe esta notícia