Até 8 de janeiro de 2016, a Galeria Municipal do Montijo tem patente a exposição de pintura Noite Antiquíssima de Rui Serra. A mostra foi inaugurada, no passado dia 14 de novembro, pelo autor e pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

Após um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado terrorista de 13 de novembro em Paris, Nuno Canta considerou a exposição “como mais uma prova da vitalidade e interesse da obra de Rui Serra. É um pintor de raro talento e um homem de grande sensibilidade que marca, hoje, o panorama da arte portuguesa pela sua obra, personalidade e independência de espírito”.

Rui Serra agradeceu a colaboração da câmara e dos seus trabalhadores na organização da exposição e referiu-se aos atentados de Paris, mencionando que esta sua mostra é elucidativa de que “a solução não está na morte, mas no início da vida. Gostava que um dia mais tarde, esta exposição fosse lembrada pela temática da criação e da natividade”.

A obra de Rui Serra consiste na apropriação, transformação e reelaboração de imagens recolhidas do quotidiano mediático. Ao poder hipnótico e retiniano das imagens que convoca, o autor acrescenta títulos que são citações do nosso passado cultural. O título desta exposição – Noite Antiquíssima – é disso bom exemplo, ao ser retirado de uma estrofe de um poema de Álvaro de Campos.

Rui Serra, doutorado em Belas Artes, é professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas. O seu trabalho está representado no Museu do Chiado, na Culturgest, na Fundação de Serralves, no M.E.I.A.C de Badajoz e em muitas outras coleções públicas e particulares nacionais e internacionais.

A exposição Noite Antiquíssima pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre.