O Ensemble de Guitarras da Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém participou num estágio nos Açores, que decorreu de 23 a 29 de julho, a convite da Câmara Municipal das Lajes do Pico em articulação com o Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada, o Coral das Lajes do Pico e a Classe de Guitarras da Escola Municipal de Música das Lajes do Pico.

Os jovens músicos, em representação do Município de Santiago do Cacém e da sua Escola Municipal de Música, foram recebidos pela Direção do Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada e pelo Executivo da Câmara Municipal das Lajes do Pico.

 

O estágio teve como objetivo a valorização e divulgação do trabalho realizado por este grupo de alunos, tendo também em perspetiva a evolução e enriquecimento artístico dos músicos.

 

Para além do trabalho realizado no âmbito do estágio, os alunos do Ensemble de Guitarras interpretaram temas que tiveram como base textos de Manuel da Fonseca, com composição e arranjos do Professor Pedro Ramos. Os concertos destacaram obras que caracterizam as culturas alentejana e açoriana numa perspetiva de entrosamento e partilha de culturas. O grupo atuou na Igreja do Convento de São Francisco, no dia 27, e no Museu dos Beleeiros das Lajes do Pico, no dia 29.

 

O Ensemble de Guitarras foi criado em 2016, como uma das valências no âmbito da música de câmara da Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém.

Partilhe esta notícia