Memórias dos espólios de Américo Ribeiro e do Vitória Futebol Clube são mostradas na exposição “Para além da Glória – entre o Troféu e a Imagem”, a inaugurar no dia 20, às 18h30, na Casa Bocage, em Setúbal.

Mais de duas dezenas de imagens do Arquivo Fotográfico Municipal Américo Ribeiro, que retratam momentos entre os anos 40 e 70 da história centenária do Vitória de Setúbal, cruzam-se no espaço e no tempo com um conjunto de troféus da coleção do clube sadino.

A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Vitória, evoca momentos de conquistas e de glória, mas também de desilusão, e narra histórias de pessoas cujo percurso está associado à vida do clube.

Entre as imagens do fotógrafo setubalense, descritas pelo Centro de Memórias, projeto municipal que inclui a recolha de depoimentos de voluntários, constam a manifestação popular na Praça de Bocage quando o Vitória Futebol Clube desceu de divisão, em 1951, a abertura do pote mealheiro pró-estádio do Bonfim, de 1953, e a inauguração do recinto desportivo, em 1962.

A mostra é complementada por troféus menos conhecidos do Vitória, cuja coleção está atualmente em processo de inventariação e tratamento, numa iniciativa municipal que pretende salvaguardar aquele património e revitalizar a Sala de Troféus Josué Monteiro, instalada no Estádio do Bonfim.

Esta ação é destacada com a exibição de um documento audiovisual sobre o processo de recuperação, tratamento e estudo do vasto património vitoriano. Na exposição é também apresentada uma taça, já desinfestada, mas ainda sem o tratamento de recuperação.

A inauguração da mostra, que conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente do Vitória, Fernando Oliveira, a par de outras personalidades, serve de pretexto para o lançamento da Coleção de Postais Américo Ribeiro.

A coleção, que pretende divulgar um vasto conjunto de imagens menos conhecidas do fotógrafo setubalense, é iniciada com um conjunto de duas dezenas de postais que retratam fragmentos dos mais de cem anos de história do Vitória Futebol Clube.

A exposição “Para além da Glória – entre o Troféu e a Imagem”, patente até 14 de janeiro na Casa Bocage, equipamento municipal localizado na Rua Edmond Bartissol, pode ser vista de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

 

Fonte: CMSetúbal

Partilhe esta notícia