'Incrível vitória na Euro pelas Leoas da Inglaterra é um verdadeiro impulso para a feminilidade'

Notícia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A incrível vitória futebolística do Leoas significou muito mais para mim do que vencer a Alemanha e levar para casa uma taça.



Foi muito mais profundo. Mostrou como mulheres que são fisicamente fortes e competitivas ainda podem ser o epítome da feminilidade.



Minha família e eu estávamos de férias quando o jogo aconteceu. Meu marido e filho loucos por futebol estavam acompanhando a seleção da Inglaterra e voltaram correndo de um passeio para vê-los jogar.



Vê-los tão engajados e solidários me confirmou finalmente que essa equipe feminina mudou os corações e mentes dos homens que foram criados para acreditar que só eles podem jogar o belo jogo.

Pela primeira vez na minha vida, eu estava testemunhando homens e meninos apoiando, torcendo e admirando mulheres jogando futebol por seu país.

  A seleção inglesa comemora a vitória
A seleção inglesa comemora a vitória ( Imagem: CameraSport via Getty Images)

Antes dessa conquista histórica, mencione o futebol feminino e a resposta da maioria dos homens teria sido revirar os olhos, paternalista, menosprezar e rir.



Tantas vezes ouvi homens – e até mulheres – exclamarem: “Eles nunca serão tão bons quanto os homens”, “Quem quer ver mulheres jogando futebol?” e “É um esporte duro – não para mulheres”.

Ainda mais perturbadora tem sido a noção de que se uma mulher joga futebol ou participa de outros esportes que os homens praticam, de alguma forma ela não é “feminina”.



  Inglaterra's Chloe Kelly celebrates scoring her side's second and winning goal England's Chloe Kelly celebrates scoring her side's second and winning goal
A inglesa Chloe Kelly comemora o segundo gol da vitória da sua equipe ( Imagem: CameraSport via Getty Images)

Eu tive uma experiência em primeira mão dessa misoginia quando participei de O Aprendiz em 2005. Eu era a única mulher que restava na semifinal e consegui chegar à final para ser vice-campeã. Eu fiz o que as pessoas fazem para seguir em frente – liderar, ter uma opinião, ficar preso, discordar às vezes e, o mais importante, querer vencer.

Eu dei tudo de mim. Minha motivação e ambição foram expostas para todos verem. Eu queria demonstrar a Lord Sugar como, se você quer fazer um trabalho e obter um resultado, então coloque seu dinheiro em mim.

Minha motivação e ambição foram características que aprendi com minha mãe imigrante. Ela fez uma vida do nada, e com certeza não fez isso sendo uma flor de parede ou apenas vestindo sáris bonitos e arrumando o cabelo. Minha ideia de feminilidade foi moldada por minha mãe. Eu nunca me vi como nada além de feminina – mas a sociedade tem uma opinião diferente.

Depois de O Aprendiz, fui rotulado de difícil de gerenciar, de alta manutenção, difícil, problemático, masculino e “uma dor”. Os homens foram chamados de fortes, líderes, motivados, campeões, corajosos e determinados.

  Inglaterra's Millie Bright and Rachel Daly celebrate
Millie Bright e Rachel Daly da Inglaterra comemoram ( Imagem: CameraSport via Getty Images)

Eu sempre me senti um solitário como um indivíduo forte – até agora. As leoas realmente mostraram a meninas como minha filha que sim, você pode usar maquiagem, vestir-se, amar sapatos, mas que isso não é toda a extensão do que significa ser uma mulher.

Você pode amar todas essas coisas, mas querer ser forte, ter sucesso, liderar, desafiar, ser pioneira e arrasar também são traços femininos.

É uma alegria que minha filha esteja crescendo em uma sociedade que está dando a ela a oportunidade de experimentar tudo.

Quando as meninas tiverem a chance, você verá seu verdadeiro potencial, que se traduz em uma nação progressista e economicamente forte.

Veja Também: