De 14 a 19 de setembro, realiza-se no Centro Hospitalar Lisboa Central  – Hospital Dona Estefânia uma iniciativa, internacional, inovadora na área do ensino da Saúde:  “International Module on Paediatric Rehabilitation – Child in the Hospital”.

Estudantes de diferentes licenciaturas na área da saúde e provenientes de países como a Bélgica, Finlândia, Noruega e Portugal vão participar neste curso, que teve uma adesão imediata pelo seu cariz inovador em que a reconhecida experiência do CHLC – Hospital Dona Estefânia e de diferentes instituições de ensino superior internacionais e nacionais, entre as quais a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), são colocadas ao serviço da aprendizagem em reabilitação pediátrica. Irá promover-se a interação com crianças  seguidas em consulta, que apresentam diversas patologias que necessitam de uma abordagem multidisciplinar.

Com base em casos reais e nos diagnósticos realizados, bem como sob a tutoria de docentes e médicos das entidades promotoras do curso, os estudantes são desafiados a realizar um plano de tratamento. Este plano visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida do paciente, o que possibilita a troca de ideias, competências e formas de atuação entre os participantes, num âmbito multicultural e multidisciplinar. Organizados em equipas, os estudantes de diferentes áreas como a enfermagem, a terapia da fala, a fisioterapia e a terapia ocupacional, têm a oportunidade de desenvolver competências ao nível do trabalho em equipa, fomentando-se o conceito do “multiprofissionalismo”, que consiste em centrar a atuação destes futuros profissionais no paciente.

Os trabalhos realizados pelas equipas de estudantes vão ser apresentados no último dia da formação [19 de setembro] na Escola Superior de Saúde do IPS, campus de Setúbal do IPS.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), a Universiteit Gent (Bélgica), a Bergen University College (Noruega) e a Artevelde Hogeschool (Bélgica), contando com o apoio da COHEHRE (Consortium of Institutes of Higher Education in Health and Rehabilitation in Europe).

Com a realização destas ações a ESS/IPS pretende também reforçar e estreitar a cooperação entre as várias entidades envolvidas no curso.