No dia 27 de outubro, às 15 horas, na Galeria Municipal do Montijo, a conferência Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa e a exposição Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente irão apresentar os resultados da investigação sobre a necrópole de Sarilhos Grandes (freguesia do concelho do Montijo).

 

Há dez anos, numa intervenção de emergência/salvaguarda foram exumados esqueletos neste local. Ao longo deste tempo, a equipa de investigadores realizou inúmeros procedimentos de análise bio arqueológica que revelaram dados de grande relevância histórica, de que se destaca o seguinte: restos alimentares que incluem amido de batata e parasitas documentados pela primeira vez na Europa neste período.  Os dados sobre o consumo humano de batata são de particular relevo porque dois destes indivíduos foram datados de 1324-1625 D.C. e a data mais antiga conhecida da introdução da batata em Portugal é de 1643 D.C. Também o fungo Candida albicans, foi pela primeira vez identificado no território nacional.

 

A divulgação deste projeto científico/histórico é de grande relevância, até porque se pretende iniciar uma nova fase de investigação deste contexto rico e com grande potencial para continuar a fornecer dados históricos inéditos.

 

Fonte:CMMontijo