No dia 17 de abril, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe mais de 160 alunos do ensino secundário e profissional para a fase final das competições IPS Junior Challenge 2015 e 1.º Jogo de Gestão Interescolas.

O IPS Junior Challenge é um concurso de ideias que decorre a nível nacional e procura fomentar o empreendedorismo juvenil, despertando a atenção dos jovens para a análise de oportunidades de negócio. Este ano, cerca de 140 alunos foram desafiados a criar projetos inovadores e que promovam o envelhecimento ativo da população, considerando a inclusão do idoso na sociedade e a valorização do seu contributo para o desenvolvimento económico e social. O tema para a 4.ª edição do concurso foi escolhido no âmbito do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação “Horizonte 2020”.

Após uma semifinal, na qual se encontram 42 ideias de negócio a concurso, os seis melhores projetos serão apresentados perante um painel de júris, composto pelo Presidente do IPS, pelos representantes das entidades parceiras da competição, nomeadamente a CP – Comboios de Portugal, o Banco Santander e o grupo Forum Estudante e por especialistas na área da inovação e empreendedorismo. Na final vão ser premiadas as três ideias mais empreendedoras com passes INTRA_RAIL Xplore de sete dias, tablets e a participação direta na IPStartUp Week (semana de verão dedicada ao empreendedorismo).

Paralelamente, decorreu também o 1.º Jogo de Gestão Interescolas do distrito de Setúbal, que foi disputado por 16 equipas compostas por alunos de escolas secundárias e profissionais da região. O jogo consiste num projeto educativo que pretende sensibilizar os jovens para as práticas de gestão, proporcionado o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais. Através de um simulador de gestão, os participantes tiveram de tomar decisões relativamente à administração de uma empresa do setor hoteleiro.

Chegaram à última fase da competição as quatro melhores equipas de cada sub-região, nomeadamente a Business of the Future, Paradise Enterprises, Turismo 1 e Lótus (da sub-região 1) e a CJL Company, TREPS, Legionários e Dominium (da sub-região 2), que no dia 17 de abril vão competir por um lugar na grande final, onde uma equipa será consagrada vencedora.

Com a realização deste tipo de iniciativas o IPS procura envolver os jovens no espírito e dinâmica vividos no ensino superior e no meio empresarial, reforçando, simultaneamente, a sua presença e relação junto de um dos públicos-alvo da instituição.

 

Mais informações em: www.ips.pt

Partilhe esta notícia