Carlos Barreto Xavier, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), vai amanhã, dia 31 de outubro, ser recebido no Vaticano enquanto membro da banda Passione e compositor de uma versão original do tema universal “Ave Maria”, feita em homenagem ao Papa Francisco.

 

A convite do Estado do Vaticano, o grupo português, de que também fazem parte o tenor João Mendonza e o pianista Luís Zagalo, terá assim a oportunidade de entregar pessoalmente ao Santo Padre o álbum “Passione”, protagonizando igualmente uma atuação na igreja de Santo António dos Portugueses, agendada para 1 de novembro, Dia de Todos os Santos.

 

Recorde-se que o álbum homónimo dos Passione já tinha sido oferecido oficialmente ao Papa Francisco, aquando da sua visita a Fátima, em maio de 2017, através da comitiva de Estado liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo merecido um agradecimento, por carta, aos músicos portugueses. “Obrigado por vos associardes a mim nesta peregrinação, vivida na esperança e na paz”, escreveu na ocasião o Sumo Pontífice, abençoando os músicos.

 

Nesta versão original de “Ave Maria”, que resulta de uma “enorme admiração pelo Papa Francisco” partilhada pelos membros dos Passione, o compositor Carlos Barreto Xavier apresenta uma “linguagem e sonoridade mais contemporâneas, sem deixar de referenciar os mestres clássicos” como Haendel, Schubert, Puccini e Fauré, todos autores de composições e adaptações do conhecido tema sacro.

Fonte:IPS

Partilhe esta notícia