No âmbito das jornadas europeias do Património, que vão contar com cerca de 800 eventos de âmbito cultural em todo o país, o Parque Empresarial da Baía Tejo do Barreiro vai receber 7 iniciativas no próximo sábado, dia 26.
Os eventos contam com o apoio e a parceria da Baía do Tejo, que surge como facilitador e incentiva a dinâmica cultural crescente no território
Estes eventos são uma oportunidade de visitar o parque empresarial do Barreiro e de o ver noutras perspetivas, nomeadamente através da reinterpretação que cada uma destas entidades culturais e do conhecimento faz deste espaço em que estão sediadas ou que procuram para desenvolver os seus eventos e projetos criativos.
Também o Museu Industrial da Baía do Tejo vai estar aberto para visitas livres durante toda a tarde de sábado, 26 de setembro. Museu que a partir das 18h recebe uma conversa entre Pacheco Pereira e Manuel Soares de Oliveira, da Mosca Publicidade, responsável criativo por várias campanhas políticas, e que conta com a participação do Arq Sérgio Saraiva.
De acordo com Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo,”O esforço feito na atração de clientes de diversas áreas, nomeadamente, nas áreas da cultura e do conhecimento, tem permitido ver chegar ao parque empresarial da Baía do Tejo do Barreiro novas empresas, precisamente destas áreas mais criativas.”
Acrescentando que “As indústrias criativas trazem ao território maior notoriedade e um dinamismo próprio que o torna mais atrativo e em permanente renovação. Todos são marcados pelo antigo complexo industrial e todos contribuem para uma nova visão do território, através da reinterpretação que fazem do mesmo e da marca que deixam com a sua atividade.”….

São várias as exposições e performances artísticas e culturais a acontecer no sábado no Parque da Baía do Tejo do Barreiro:
– A PADA apresenta a exposição colectiva O Que Não Temos Podemos Criar, que reúnedez artistas nacionais e internacionais.
O Que Não Temos Podemos Criar apresenta várias abordagens interdisciplinares que respondem à história do local, às realidades contemporâneas e imaginam o que futuro reserva. A exposição conta com o apoio da República Portuguesa – Ministério da Cultura e Baía do Tejo.Local:antiga fábrica de tintas TINCO na Baía do Tejo, sábado entre as 16h e as 20h
– O coletivo Tarimba e a Estação Sul e Sueste apresentam a exposição Quantos A4 cabem no Á-Quatro?Exposição que conta com o apoio da Baía do Tejo e da CM Barreiro e que resulta de uma chamada de trabalhos coletiva sobre o formato A4. Serão mais de 100 peças, a maioria folhas, mas também outras tridimensionais, de mais de 100 artistas, coletivos e ateliers nacionais e estrangeiros. Contará ainda com quatro performances artísticas in-situ, uma curadoria das Tarimba. Local: Piso 0 do edifício Á-Quatro, no parque empresarial Baía do Tejo do Barreiro sábado, 26 de setembro entre as 15h e as 20h
– O ISCTE apresenta Como ativar o Barreiro?Exposição final da 2a edição da Conferência Internacional e Escola de Veráo do ISCTE que este ano decorreu no Barreiro e que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e dos centros de investigação ISTAR-IUL e DINAMIA’CET e Baía do Tejo. A exposição fará a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o TUR’20 em que se desenvolveram soluções de design urbano integrado que atendam às necessidades locais.Local: Edifício Á-Quatro, 1º piso – Parque Empresarial da Baía do Tejo., sábado, 26 de setembro entre as 10h e as 18h
– A OUT.RA – Associação Cultural, apresenta Aerosol, exposição de Joana Conceição Aerossol partiu do tema com o mesmo nome dos Tropa Macaca. A música iluminou Joana da Conceição na preparação desta exposição, que reúne trabalhos dos últimos três anos. São pinturas de alturas e larguras variáveis, apresentadas numa grande composição de proporções e volumes intelectualmente sensualista, fisicamente livre, inspirada pela transiência, pela erosão e pela criação, e animada pela companhia e pelos encontros que os seres vivos partilham entre si e com as coisas.
Local: Pada Studios no Parque Empresarial da Baía do Tejo Barreiro, sábado, 26 de setembro entre as 15h e as 20h
– O coletivo SPA apresnta uma Mostra de Trabalhos Diversos O Colectivo tem vindo a explorar, desde 2014, conceitos como a “apropriação” o “simulacro” e a “transgressão”. O SPA produz essencialmente trabalho conceptual materializado através de múltiplos meios, como pintura, desenho, fotografia, escultura, performance/happening e instalação.
Local: Espaço Coletivo SPA no Parque Empresarial da Baía do Tejo Barreiro sábado, 26 de setembro entre as 15h e as 20h
– A Ephemera, de Pacheco Pereira, realiza a exposição de rua Cartazes Políticos, Património da Democraciaexposição que reúne alguns dos cartazes políticos do arquivo Ephemera.Sobre o mesmo tema da exposição de rua haverá uma conversa no Museu Industrial, a partir das 18:30h, entre Pacheco Pereira e Manuel Soares de Oliveira, da Mosca Publicidade, e com a participação de Sérgio Saraiva. Iniciativas que contam com o apoio da Baía do Tejo e da Câmara Municipal do Barreiro.Local exposição: Arquivo Ephemera, rua 48 do Parque Empresarial da Baía do Tejo Barreiro sábado, 26 de setembro entre as 14h e as 18h
Local conversa debate:: Arquivo Museu Industrial no Parque Empresarial da Baía do Tejo Barreiro sábado, 26 de setembro 18:30h
No comments!
There are no comments yet, but you can be first to comment this article.